Especialização em Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana

Coordenação do Curso: Prof.ª Rosana dos Santos Lopes
E-mail: espeada.ead@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5091
Horário de atendimento: Segunda a sexta, de 07h30 às 12h e de 13h às 16h

APRESENTAÇÃO

Objetivos do Curso

Formar especialistas para atuação nas áreas de pesquisa e ensino de Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana, a partir da abordagem de metodologias, técnicas e teorias clássicas e atuais, contribuindo para o fortalecimento das ações de formação continuada e da articulação entre o ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores. Especificamente, pretende:

  • Formar pesquisadores aptos a lidarem com as questões da pesquisa e do ensino de história;
  • Produzir de conhecimento aprofundado para a pesquisa e do oensino de Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana, em que pese as áreas de História Moderna e Contemporânea, História da África, História das Américas, História do Brasil, Metodologia do Ensino de História, Educação e Diversidade, de História e Cultura afro-brasileiras e indígenas;
  • Estimular a integração e adequação do conhecimento produzido na Universidade à linguagem e às necessidades da Educação Básica;
  • Incentivar a interdisciplinaridade;
  • Conferir certificação de Aperfeiçoamento a final do primeiro módulo de ensino;
  • Conferir o título de Especialista em Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana ao final do curso.

Público Alvo

O curso de pós-graduação lato sensu em Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana tem como público alvo professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais portadores de diplomas nas áreas de História, Ciências Sociais, Geografia, Letras, Pedagogia e áreas afins, que atendam ais critérios de a) ter realizado cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras da Rede Pública de Educação Básica; c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado e d) estar em efetivo exercício da docência.

Disciplinas

O curso está organizado por disciplinas, com uma carga horária total de 435 horas.

Ementas

Disciplina Ementa
Oficina de Pesquisa Histórica Estudos dos métodos, fontes e técnicas de pesquisa. Discussão das propostas de pesquisa apresentadas pelos alunos. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa.
Seminário de Pesquisa Orientada I Orientação sobre as atividades e procedimentos de pesquisa. Redação do projeto de pesquisa. Apresentação, discussão e análise dos resultados parciais da pesquisa.
Seminário de Pesquisa Orientada II Orientação dos procedimentos de pesquisa. Produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresentação, discussão e análise dos resultados finais da pesquisa.
Seminário de Estado, Democracia e Políticas Públicas Estudo do Estado, origem e principais modelos; esfera pública e esfera privada; democracia e capitalismo; políticas públicas; evolução do Estado no Brasil; democracia e capitalismo no Brasil.
Seminário Temático I – Experiência da Diáspora Africana: Identidade, Cultura e Sociedade Estudo das relações da África com o Atlântico. Estudo das relações do Brasil com o Atlântico. Discussão da diáspora africana. Análise da presença dos africanos e seus descendentes nas sociedades do Novo Mundo, suas ações políticas, econômicas, culturais e religiosas.
Seminário Temático II – Experiências do Atlântico: Economia, Política e Sociedade Estudo da circularidade de pessoas, ideias, projetos econômicos, políticos e culturais. Análise da articulação e reorganização dos espaços sociais e urbanos. Discussão da relação portos e cidades entre si, com a hinterland e como o mundo atlântico.
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História Estudo da teoria e práticas pedagógicas. Análise de temas e problemas de abordagens dos conteúdos de História. Discussão dos meios de articulações entre o ensino e a pesquisa no processo de ensino-aprendizagem.
Tópicos I – Educação para diversidade Étnica e Racial Estudo dos conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Estudo dos grupos étnicos “minoritários” e das políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Discussão das práticas de racismo, discriminação e das perspectivas didático-pedagógicas de educação anti-racista. Currículo e política curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Análise das etnociências na sala de aula.
Tópicos II – Educação Ambiental Definição e conceito de Educação Ambiental. Estudo dos elementos da História da Educação Ambiental. Estudo da legislação ambiental. Análise de problemas ambientais em escala global. Discussão sobre a Escola, o Projeto Pedagógico e a Educação Ambiental. Discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a educação: produção cultural, qualidade de vida, equilíbrio ecológico, preservação ambiental de bens naturais e culturais. Produção de subsídios para a prática da Educação Ambiental.
Tópicos III – Educação e Novas Tecnologias Estudo da utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Discussão das implicações pedagógicas e sociais desse uso e a elaboração de material audiovisual. Investigação sobre as principais questões técnicas e pedagógicas relativas ao uso do computador e da tecnologia digital. Construção de estratégias de utilização de meios variados como Internet, CD-ROM, vídeo, áudio e material impresso no processo ensino-aprendizagem.