Histórico

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC foi credenciada para a oferta de cursos de graduação a distância através do Parecer CES 350/2004, publicado no DOE em 18/02/2005. Em 2019 passou por nova avaliação do INEP e foi recredenciada com conceito 4 de 5.

O modelo adotado atualmente para os cursos com oferta na modalidade EaD tem por base polos de apoio presencial, que são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior. Os polos são mantidos por Municípios ou Governos de Estado e oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância. Esses polos são avaliados pela Diretoria de Educação a Distância – DED da CAPES.

Em 2007 a UESC implantou o curso de Educação a Distância em Biologia. Esse projeto foi aprovado pelo programa governamental de estímulo à implementação de cursos de licenciatura do Ministério da Educação, PROLICEN I. A oferta contou com 300 vagas em 08 polos: Itaberaba, Alagoinhas, Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Guanambi, Juazeiro e Barreiras.

Posteriormente, no escopo de novo financiamento da chamada PROLICEN II, foram oferecidas mais 200 vagas nos polos de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Jacobina e Santo Antônio de Jesus.

O lançamento do curso de Biologia na modalidade EaD forneceu bases para a expansão do ensino a distância na instituição, visando formar um maior número de professores em diferentes áreas do conhecimento.

A atuação da UESC em EaD foi consolidada com a criação e implantação do Núcleo de Ensino a Distância (NEaD). A Figura 1 ilustra a entrada do NEAD/UESC e a Figura 2 exibe sua recepção.

Em 2008 a UESC integra-se ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, uma iniciativa do Governo Federal que tem como propósito principal formar professores para atuarem na Educação Básica. Este sistema conta com a participação dos municípios e estados que possuem polo de apoio presencial e das Universidades Federais e Estaduais do Brasil para ofertarem cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Este programa segue os mesmos parâmetros do PROLICEN no que diz respeito aos polos de apoio presencial.

No escopo do programa UAB, a UESC reeditou o curso de Licenciatura em Biologia, com 315 vagas, em 09 polos e mais três novos projetos de cursos de licenciatura: Física, com 280 vagas distribuídas em 08 polos; Letras, com 550 vagas, em 11 polos e Pedagogia, 550 vagas, em 11 polos, totalizando 1695 vagas. Esses cursos iniciaram em novembro de 2009 e concluíram em 2014, com a formatura de 596 alunos.

Em 2015 iniciaram novas turmas dos cursos de biologia, letras, física e pedagogia em 9 polos, totalizando 860 vagas. A formatura destas turmas ocorreu em março de 2019 com 377 formandos (Figura 3).

Novas ofertas iniciaram em 2017 agora com um novo curso: licenciatura em matemática EaD. Para os cursos de biologia, física, letras e pedagogia foi aberta uma turma e para o curso de matemática, 3 turmas. O total de vagas foi de 275 nos polos de Ilhéus, Itabuna, Ibicuí, Itapetinga e Teixeira de Freitas.  Novo vestibular foi lançado em 2019 para início de novas turmas para os cursos de biologia, letras, matemática e pedagogia nos polos de Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jequié, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, totalizando 700 vagas. Um resumo de todas as ofertas está posto na Tabela 1.

Total de formados até 2019: 973.

No que diz respeito a cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade EaD, no primeiro semestre de 2014 iniciou-se as primeiras turmas dos cursos do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP): gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde. Um total de 350 vagas foram abertas nos polos de Ilhéus, Itabuna e Itamaraju e concluíram os cursos 124 alunos. Uma segunda oferta ocorreu em 2017, com 315 vagas distribuídas nos polos de Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas. A oferta dos cursos finalizou no início de 2019 com 183 concluintes. Um resumo das ofertas está posto na Tabela 2. Na Figura 4 estão fotos da aula inaugural da turma 2014.

Existem ainda os seguintes cursos de especialização Lato Sensu aprovados na CAPES: Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana, Ensino de Filosofia, Ensino de Sociologia, Ensino de Matemática, Formação de consultores, Contabilidade Gerencial e Administrativa financeira, Educação e tecnologias e Educação infantil.

No sentido de apoiar e normatizar a EaD na UESC em 2012 foi aprovada resolução 043/2012 CONSEPE que regulamenta a organização e a oferta de cursos EaD na UESC.

Diversas ações específicas são desenvolvidas visando o fortalecimento e a garantia da consolidação do plano de EaD, focando na excelência acadêmica, na qualificação técnico-pedagógica de recursos humanos, na consolidação do planejamento operacional de demandas por infraestrutura, na consolidação dos projetos pedagógicos dos cursos e programas e no constante planejamento de oferta e de sistema de avaliação.

O Núcleo EaD, ao longo dos anos, participa de editais buscando difundir a EaD na instituição e na comunidade em geral ou na intenção de atualizar/aprimorar sua infraestrutura.  Em 2010 participou de edital da CAPES com a proposta: Instalação de ambiente EaD para curso presencial da UESC e capacitação para atuar nesse ambiente. Foram ofertados diversos cursos para a comunidade da UESC e um Ambiente Virtual de Aprendizagem para cursos presenciais foi instalado e ficou em uso durante alguns semestres. Atualmente, alguns docentes da UESC, no auxílio aos seus cursos presenciais, estão trabalhando com o Google Classroom, por satisfazer as suas necessidades. Ambos, Moodle e Google Classroom, estão disponíveis de forma gratuita.

O NEaD/UESC também foi contemplado em outros editais: em 2010 para compras de material permanente como notebook, projetor, microscópio e outros; em 2013 equipamentos como notebooks, telas de projeção, microfones e outros foram adquiridos; em 2014 livros e equipamentos foram adquiridos mediante convênio com a CAPES. Além disso, a Instituição procura atualizar a infraestrutura do NEaD, bem como equipá-lo com pessoal.