Coordenação de Curso
Fernando Tamariz Luna (Coordenador)
E-mail: fisicauab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5619
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50
Apresentação
O curso de Licenciatura Plena em Física, na modalidade à distância, oferecerá aos futuros licenciados uma formação geral em Física cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, dadas de forma integrada.
Objetiva principalmente a formação pedagógica, ética, política e social, com receptividade e adaptabilidade a novos conceitos, de forma que o professor se torne independente e capaz de atuar no ensino médio com competência.
É essencial que os futuros licenciados aprendam como se trabalha em Física, que procedimentos, cálculos e experiências envolvem o estabelecimento de um conhecimento que possibilita a compreensão do mundo que os cerca, tanto o natural como o tecnológico.
Matriz Curricular
O curso apresenta-se sob a forma de 8 módulos, cuja matriz curricular encontra-se a seguir.
Módulo | Disciplina | Pré-requisito | CH Teórica | CH Prática | CH Estágio | CH Total |
I330h | Educação a Distância (EAD) e Letramentos Digitais | 60 | ||||
Química Geral | 30 | 30 | 60 | |||
Elementos de Matemática Básica | 90 | 90 | ||||
Introdução à Física | 30 | 30 | 60 | |||
Políticas Públicas Educacionais | 60 | 60 | ||||
II330h | Filosofia da Educação | 60 | 60 | |||
Psicologia da Educação | 60 | 60 | ||||
Cálculo I | Elementos de Matemática Básica | 90 | 90 | |||
Evolução dos Conceitos da Física | 75 | 75 | ||||
Informática no Ensino de Física | 30 | 30 | 60 | |||
III330h | Física I | Cálculo I | 90 | 90 | ||
Laboratório de Física I | Cálculo I | 30 | 30 | |||
Cálculo II | Cálculo I | 90 | 90 | |||
Tópicos Especiais em Física – Astronomia | Elementos de Matemática Básica | 30 | 30 | 60 | ||
Didática | Psicologia da Educação | 60 | 60 | |||
IV360h | Física II | Física I | 90 | 90 | ||
Laboratório de Física II | Laboratório de Física I | 30 | 30 | |||
Elementos de Matemática Avançada | Cálculo II | 90 | 90 | |||
Tópicos Especiais em Física – Física Nuclear | Química Geral | 30 | 30 | 60 | ||
Produção de Material Didático | Didática | 60 | 30 | 90 | ||
V360h | Física III | Física II | 90 | 90 | ||
Laboratório de Física III | Laboratório de Física II | 30 | 30 | |||
Instrumentação para o Ensino de Física I | Produção de Material Didático | 30 | 60 | 90 | ||
Tópicos Especiais em Física – Energias Alternativa | Física II | 60 | 60 | |||
Estágio Supervisionado I | Produção de Material Didático | 90 | 90 | |||
VI360h | Física IV | Física III | 90 | 90 | ||
Laboratório de Física IV | Laboratório de Física III | 30 | 30 | |||
Instrumentação para o Ensino de Física II | Instrumentação para o Ensino de Física I | 30 | 60 | 90 | ||
Tópicos Especiais em Física – Ótica | Física III | 30 | 30 | 60 | ||
Estágio Supervisionado II | Estágio Supervisionado I | 90 | 90 | |||
VII390h | Eletromagnetismo | Física IV | 90 | 90 | ||
Elementos de Mecânica Clássica | Cálculo II, Física II | 90 | 90 | |||
Introdução à Língua Brasileira de Sinais | 60 | 60 | ||||
Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de Física | Instrumentação para o Ensino de Física II | 60 | 60 | |||
Estágio Supervisionado III | Estágio Supervisionado II | 90 | 90 | |||
VIII525h | Física Moderna | Eletromagnetismo | 90 | 90 | ||
Laboratório de Física Moderna | Laboratório de Física IV | 60 | 60 | |||
Termodinâmica | Cálculo II, Física II | 90 | 90 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso | Estágio Supervisionado III | 150 | 150 | |||
Estágio Supervisionado IV | Estágio Supervisionado III | 135 | 135 | |||
AACC | 200 | |||||
Total | 2085 | 510 | 405 | 3200 |
CHT=Carga Horária Teórica • CHP = Carga Horária Prática • CHE=Carga Horária Estágio • CHT=Carga Horária Total
Polos de Apoio Presencial
» Brumado
» Itapetinga
» Vitória Da Conquista
Ementas
Disciplinas | Ementas |
FISD 001 – Educação a Distância (EAD) e Letramentos Digitais | Contextualização da educação à distância. Processos de interatividade na educação à distância. O papel do professor-tutor nos cursos à distância. Organização dos estudos à distância, a autonomia do estudante, o processo de aprender a aprender. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EAD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática. |
FISD 002 – Informática no Ensino de Física | Utilização de sistemas informatizados para a coleta e análise de dados em medidas físicas em conexão com processos de simulação computacional, construção de vídeos interativos e home pages, para a construção de conhecimento utilizando-se dos avanços tecnológicos conquistados recentemente. |
EDUD 001 – Filosofia da Educação | Reflexões filosóficas sobre o papel da educação e da escola. Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosófico-educacionais. A filosofia como exercício de questionamento da experiência humana e do conhecimento. |
FISD 003 – Elementos de Matemática Básica | Noções de análise; conceitos de funções; logaritmos; funções, relações e equações trigonométricas; matrizes; determinantes; polinômios e geometria. |
EDUD 002 – Psicologia da Educação | Abordagem histórica da Psicologia com vistas à identificação de paradigmas disponíveis para o trabalho de Psicologia em Educação. Principais escolas psicológicas e suas relações com a Educação. Análise crítica da Psicologia como ciência aplicada à educação em seu estágio atual de desenvolvimento. Reflexão, análise e crítica das práticas contemporâneas em educação. |
FISD 004 – Cálculo I | Limite e continuidade de funções; derivada e diferencial; geometria analítica; cálculo integral e diferencial de funções de uma variável; cálculo integral e diferencial de funções de várias variáveis; cálculo integral e diferencial vetorial. |
EDUD 003 – Políticas Públicas Educacionais | Aspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e do Ensino superior, com enfoque nos documentos oficiais (LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais). |
FISD 005 – Cálculo II | Séries, série de Fourier, equações diferenciais ordinárias (EDO) de primeira ordem; EDO de ordem superior; EDO lineares; equações diferenciais parciais (EDP) de primeira e segunda ordem. |
EDUD 004 – Didática | As características do trabalho escolar: objetivos e finalidades, aspectos históricos, teóricos, práticos e legais, espaço, tempo, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino, como planos de organização e 18 processos de interação. A natureza dos conteúdos, as formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com a realidade dos sujeitos envolvidos. Projeto Político-Pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escolar e qualidade do ensino. |
FISD 006 – Elementos de Matemática Avançada | Álgebra linear, cálculo numérico, estatística, funções de variável complexa; funções especiais; transformadas de Fourier e Laplace; espaços vetoriais de dimensão finita e infinita; teoria das distribuições e da perturbação. |
FISD 026 – Evolução dos Conceitos da Física | Análise histórica e epistemológica do desenvolvimento de conceitos, teorias e modelos na Física. Aspectos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Aspectos da sociologia das ciências naturais. Diferentes concepções filosóficas, epistemológicas e metodológicas sobre a produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Relações entre filosofia e história da ciência e o ensino das ciências naturais. |
QUID 001 – Química Geral | Energia, transformações químicas e seus aspectos dinâmicos. Química e a atmosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição atmosférica e ciclos biogeoquímicos). Química e hidrosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição. O ciclo da água). Elementos de química orgânica. |
FISD 007 – Física I | Mecânica da partícula e do corpo rígido. Leis de conservação. |
FISD 008 – Laboratório de Física I | Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física I: (1) Medidas com Diferentes Instrumentos de Diferentes Precisões; (2) Movimento Uniforme e Acelerado; (3) Queda Livre e Movimento Parabólico; (4) Forças Centrais; (5) Movimento Relativo; (6) Choque Bidimensional; (7) Equilíbrio Estático de Corpos Rígidos; (8) Determinação do Momento de Inércia; (9) Pêndulo de Torção; (10) Determinação da Aceleração da Gravidade por Diferentes Processos; (11) Movimento Envolvendo Forças Dissipativas; (12) Experimentos Sobre as Leis de Conservação da Mecânica – Momento Linear, Energia e Momento Angular. |
FISD 020 – Produção de Material Didático | Produção de material didático baseado em reflexões teóricas e na experiência de sala de aula. Aplicabilidade de conhecimento de psicologia e didática à metodologia dos processos de ensino e aprendizagem da Física, em situações concretas de escolarização, possibilitando a realização de mini-projetos diretamente ligados ao preparo de unidade de ensino, material didático e recursos paralelos. |
Estágio Supervisionado I | Fundamentos, objetivos e componentes operacionais do projeto pedagógico. O currículo de física na educação básica. Concepções dos professores de física sobre a física e sobre o ensino de física na educação básica. Orientação teórica para o planejamento e a elaboração de atividades didáticas para o ensino de física. |
FISD 009 – Física II | Oscilações mecânicas, ondas em meios elásticos, onda sonoras, comportamento dos fluidos, calor e temperatura, teoria cinética dos gases. |
FISD 010 – Laboratório de Física II | Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física II: (1) Oscilações Livres; (2) Oscilações Forçadas; (3) Cordas Vibrantes; (4) Pêndulo Composto ou Físico; (5) Pêndulo Simples; (6) Interferência de Ondas no Ar; (7) Velocidade do Som no Ar. |
Estágio Supervisionado II | Planejamento e elaboração de sequências didáticas para o ensino de física. Trabalho de apoio ao professor na escola, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação. |
FISD 011 – Física III | Eletrostática e magnetostática. Equações de Maxwell na forma integral. |
FISD 012 – Laboratório de Física III | Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física III: (1) Carga e Descarga de um Capacitor; (2) Fenômenos Transitórios em Circuito RLC; (3) Corrente Alternada; (4) Ressonância em Circuitos RLC. |
Estágio Supervisionado III | Participação em sala de aula, auxiliando o professor nas aulas de física, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação. |
FISD 013 – Física IV | Equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica geométrica e física, aspectos qualitativos da produção da radiação, noções de física quântica e relativística. |
FISD 014 – Laboratório de Física IV | Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados como o conteúdo teórico de Física IV: (1) Reflexão e refração da luz; (2) Instrumentos ópticos; (3) Difração e interferência; (4) Interferômetro de Michelson; (5) Polarização; (6) Espectroscópio de Prisma. |
FISD 015 – Elementos de Mecânica Clássica | Dinâmica das partículas. Leis de conservação da energia e do momento linear. Centro de massa. Momento angular. Corpos rígidos. Tensor de inércia. Eixos principais. Translação e rotação. Ângulos de Euler. Fundamentos da Mecânica Analítica: Equações de Lagrange e de Hamilton. |
Estágio Supervisionado IV | Participação em sala de aula como professor, desenvolvendo atividades didáticas sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação. |
FISD 016 – Termodinâmica | 1a, 2a e 3a leis da termodinâmica, teoria cinética, gases ideais e reais, transições de fase, potenciais termodinâmicos, introdução à Mecânica Estatística. |
FISD 017 – Eletromagnetismo | Eletrostática, magnetostática, equações de Maxwell, propagação de ondas eletromagnéticas; reflexão; refração; guias de onda, radiação, antenas. |
FISD 027 – Instrumentação para o Ensino de Física I | O papel da experiência no ensino de Física. Reflexão-na-e-sobre-a-ação. Produção de recursos pedagógicos para o ensino de Física. |
FISD 018 – Física Moderna | Introdução à relatividade especial, primórdios da teoria quântica, modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr, as séries espectroscópicas, bases da mecânica quântica, equação de Schrödinger e aplicações elementares. |
FISD 019 – Laboratório de Física Moderna | Lei de radiação – Stefan Boltzmann, coerência e largura de linhas espectrais, relação q/m do elétron, experimento de Milikan, estrutura fina atômica, série de Balmer, difração eletrônica, absorção de elétrons, espectroscopia beta, lei de decaimento radiativo, lei de absorção radioativa. |
FISD 028 – Instrumentação para o Ensino de Física II | Novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de Física. Transposição didática e construção de modelos no ensino da Física. Desenvolvimento de instrumentos didáticos (hipermídia, ambientes virtuais de aprendizagem, experimentos, simulações, vídeos, guias de experimentos, planejamentos didáticos, etc.) para o ensino de Física. |
FISD 020 – Tópicos Especiais em Física – Estado Sólido | Estrutura cristalina, estrutura eletrônica de cristais, fônons, propriedades físicas de metais e semicondutores, junções semicondutoras. |
FISD 021 – Tópicos Especiais em Física – Ótica | Óptica geométrica, equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica física, amplificação da luz, lasers, introdução à óptica não-linear. |
FISD 022 – Tópicos Especiais em Física de Semicondutores | Portadores, bandas de energia, barreira de junção, portadores intrínsecos, dopantes, correntes de difusão, condutividade, efeitos termoelétricos, dispositivos semicondutores. |
FISD 023 – Tópicos Especiais em Física – Astronomia | Noções de astronomia esférica, gravitação newtoniana, cosmologia newtoniana, noções sobre a teoria da relatividade geral, noções das novas teorias cosmológicas, introdução à astrofísica: estrelas, galáxias, outras estruturas astronômicas. |
FISD 024 – Tópicos Especiais em Física – Física Nuclear | Modelos atômicos: Thomson, Rutheford e Bohr; decaimento radiativo; modelos nucleares; descoberta da radioatividade artificial; fissão nuclear; fusão nuclear; geração de energia a partir da fissão e da fusão; interação da radiação com a matéria e com o corpo humano. |
FISD 025 – Tópicos Especiais em Física – Energias Alternativas | Energia: eólica, solar, nuclear, da biomassa, geotérmica, das marés. |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais | Especificidades lingüísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação das linguagens e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Aquisição da linguagem e usos de textos produzidos em Português e/ou em LIBRAS. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS. |
Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de Física | Formação de professores, concepções alternativas, educação continuada, ensino e aprendizagem, física moderna e contemporânea na educação básica, história da ciência, mapas conceituais, novas tecnologias. |
Trabalho de Conclusão de Curso | Como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de licenciado, o estudante deverá apresentar uma monografia de conclusão de final de curso. Nesta monografia, o estudante descreverá resultados de sua pesquisa sobre um determinado tema, que será submetido a uma banca examinadora especialmente constituída para esse fim. Cabe a uma comissão pré-estabelecida do curso de licenciatura aprovar os temas de trabalho escolhidos e indicar as bancas examinadoras. |