Coordenação de Curso
Fernando Tamariz Luna (Coordenador)
E-mail: fisicauab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5619
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50
Apresentação
O curso de Licenciatura Plena em Física, na modalidade à distância, oferecerá aos futuros licenciados uma formação geral em Física cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, dadas de forma integrada.
Objetiva principalmente a formação pedagógica, ética, política e social, com receptividade e adaptabilidade a novos conceitos, de forma que o professor se torne independente e capaz de atuar no ensino médio com competência.
É essencial que os futuros licenciados aprendam como se trabalha em Física, que procedimentos, cálculos e experiências envolvem o estabelecimento de um conhecimento que possibilita a compreensão do mundo que os cerca, tanto o natural como o tecnológico.
Matriz Curricular
O curso apresenta-se sob a forma de 8 módulos, cuja matriz curricular encontra-se a seguir.
SEMESTRE | Disciplina | Código | Pré-requisito | CH Teórica | CH Prática | CH Estágio | CH Total |
I – | Química Geral | CET 718 | 30 | 30 | 60 | ||
Elementos de Matemática Básica | CET 719 | 75 | 75 | ||||
Introdução à Física | CET 722 | 30 | 30 | 60 | |||
Políticas Públicas Educacionais | CIE 073 | 60 | 60 | ||||
Leitura e Produção de textos | LTA 175 | 60 | 60 | ||||
Letramentos digitais e educação à distância | LTA 368 | 60 | 60 | ||||
II – | Evolução dos Conceitos da Física | CET 720 | 75 | 75 | |||
Informática no Ensino de Física | CET 721 | 30 | 30 | 60 | |||
Cálculo I | CET 733 | Elementos de Matemática Básica | 90 | 90 | |||
Psicologia da Educação | FCH 347 | 60 | 60 | ||||
Filosofia da Educação | FCH 610 | 60 | 60 | ||||
Direitos Sociais | FCH 756 | 60 | 60 | ||||
III – | Física I | CET 164 | Cálculo I | 75 | 75 | ||
Laboratório de Física I | CET 724 | Cálculo I | 30 | 30 | |||
Cálculo II | CET 725 | Cálculo I | 90 | 90 | |||
Tópicos Especiais em Física – Astronomia | CET 726 | Elementos de Matemática Básica | 30 | 30 | 60 | ||
Didática | CIE 030 | Psicologia da Educação | 60 | 60 | |||
Educação Especial Inclusiva | CIE 586 | 60 | 60 | ||||
IV – | Física II | CET 171 | Física I | 75 | 75 | ||
Laboratório de Física II | CET 728 | Laboratório de Física I | 30 | 30 | |||
Elementos de Matemática Avançada | CET 279 | Cálculo II | 90 | 90 | |||
Tópicos Especiais em Física – Física Nuclear | CET 730 | Química Geral | 30 | 30 | 60 | ||
Produção de Material Didático | CIE 264 | Didática | 60 | 30 | 90 | ||
V – | Física III | CET 176 | Física II | 75 | 75 | ||
Laboratório de Física III | CET 732 | Laboratório de Física II | 30 | 30 | |||
Instrumentação para o Ensino de Física I | CET 734 | Produção de Material Didático | 30 | 60 | 90 | ||
Tópicos Especiais em Física – Energias Alternativa | CET 735 | Física II | 60 | 60 | |||
Estágio Supervisionado I | CET 736 | Produção de Material Didático | 90 | 90 | |||
VI – | Física IV | CET 181 | Física III | 75 | 75 | ||
Laboratório de Física IV | CET 737 | Laboratório de Física III | 30 | 30 | |||
Instrumentação para o Ensino de Física II | CET 738 | Instrumentação para o Ensino de Física I | 30 | 60 | 90 | ||
Tópicos Especiais em Física – Ótica | CET 739 | Física III | 30 | 30 | 60 | ||
Estágio Supervisionado II | CET 40 | Estágio Supervisionado I | 90 | 90 | |||
VII – | Eletromagnetismo | CET 1292 | Física IV | 75 | 75 | ||
Elementos de Mecânica Clássica | CET 742 | Cálculo II, Física II | 90 | 90 | |||
Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de Física | CET 743 | Instrumentação para o Ensino de Física II | 60 | 60 | |||
Estágio Supervisionado III | CET 744 | Estágio Supervisionado II | 90 | 90 | |||
Educação e Relações Étnico-Raciais | FCH 660 | 60 | 60 | ||||
Língua Brasileira de Sinais – Libras | LTA 354 | 30 | 30 | 60 | |||
VIII – | Termodinâmica | CET 179 | Cálculo II, Física II | 75 | 75 | ||
Física Moderna | CET 186 | Eletromagnetismo | 75 | 75 | |||
Laboratório de Física Moderna | CET 746 | Laboratório de Física IV | 60 | 60 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso | CET 748 | Estágio Supervisionado III | 150 | 150 | |||
Estágio Supervisionado IV | CET 749 | Estágio Supervisionado III | 135 | 135 | |||
AACC | 200 | ||||||
Currículo Obrigatório | 172 | ||||||
Total | 2175 | 540 | 405 | 3320 |
CHT=Carga Horária Teórica • CHP = Carga Horária Prática • CHE=Carga Horária Estágio • CHT=Carga Horária Total
Polos de Apoio Presencial
- Capim Grosso
- Ibicuí
- Ilhéus
- Itabuna
- Teixeira de Freitas
Ementas das Disciplinas
SEMESTRE I
CET718 – Química Geral
Energia, transformações químicas e seus aspectos dinâmicos. Química e a atmosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição atmosférica e ciclos biogeoquímicos). Química e hidrosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição. O ciclo da água). Elementos de química orgânica.
CET719 – Elementos de Matemática Básica
Noções de análise; conceitos de funções; logaritmos; funções, relações e equações trigonométricas; matrizes; determinantes; polinômios e geometria;
CET722 – Introdução à Física
Medidas e dimensões. Instrumentos de medidas. Incertezas experimentais. Representações gráficas de dados experimentais. Noções de propagação de erros. A ciência Física e suas aplicações no contexto atual.
CIE073 – Políticas Públicas Educacionais
Aspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e do Ensino superior, com enfoque nos documentos oficiais (LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais).
LTA175 – Leitura e Produção de Textos
Noções de linguagem, texto e discurso. Prática de leitura e de produção de textos de diversos gêneros.Noções fundamentais sobre estrutura e conteúdo: coesão, coerência, clareza, e adequação. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos. Paragrafação e estruturação textual. Mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita.
LTA368 – Letramentos Digitais e Educação a Distância (EAD)
Contextualização da educação a distância. Processos de interatividade na educação a distância. O papel do professor-tutor nos cursos a distância. Organização dos estudos a distância, a autonomia do estudante, o processo de aprender a aprender. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EAD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática.
SEMESTRE II
CET720 – Evolução dos Conceitos da Física
Análise histórica e epistemológica do desenvolvimento de conceitos, teorias e modelos na Física. Aspectos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Aspectos da sociologia das ciências naturais. Diferentes concepções filosóficas, epistemológicas e metodológicas sobre a produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Relações entre filosofia e história da ciência e o ensino das ciências naturais.
CET721 – Informática no Ensino de Física
Utilização de sistemas informatizados para a coleta e análise de dados em medidas físicas em conexão com processos de simulação computacional, construção de vídeos interativos e homepages, para a construção de conhecimento utilizando-se dos avanços tecnológicos conquistados recentemente
CET733 – Cálculo I
Limite e continuidade de funções; derivada e diferencial; geometria analítica; cálculo integral e diferencial de funções de uma variável; cálculo integral e diferencial de funções de várias variáveis; cálculo integral e diferencial vetorial.
FCH347 – Psicologia da Educação
Abordagem histórica da Psicologia com vistas à identificação de paradigmas disponíveis para o trabalho de Psicologia em Educação. Principais escolas psicológicas e suas relações com a Educação. Análise crítica da Psicologia como ciência aplicada à educação em seu estágio atual de desenvolvimento. Reflexão, análise e crítica das práticas contemporâneas em educação.
FCH610 – Filosofia e Educação
Reflexões filosóficas sobre o papel da educação e da escola. Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosóficas-educacionais. A filosofia como exercício de questionamento da experiência humana e do conhecimento.
FCH756 – Direitos Sociais
Discutir os concitos de Estado e Direito; Cidadania e os Direitos sociais, politicos e civis, destacando a trajetória de formação dos direitos sociais na Inglaterra e no Brasil, bem como produzindo uma análise sobre o período pós Constituição de 1988 e a situação dos direitos sociais no Brasil.
SEMESTRE III
CET164 – Física I
Mecânica da partícula e do corpo rígido. Leis de conservação.
CET724 – Laboratório de Física I
Experimentos visando a solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física I: (1) Medidas com Diferentes Instrumentos de Diferentes Precisões; (2) Movimento Uniforme e Acelerado; (3) Queda Livre e Movimento Parabólico; (4) Forças Centrais; (5) Movimento Relativo; (6) Choque Bidimensional; (7) Equilíbrio Estático de Corpos Rígidos; (8) Determinação do Momento de Inércia; (9) Pêndulo de Torção; (10) Determinação da Aceleração da Gravidade por Diferentes Processos; (11) Movimento Envolvendo Forças Dissipativas; (12) Experimentos Sobre as Leis de Conservação da Mecânica – Momento Linear, Energia e Momento Angular.
CET725 – Cálculo II
Séries, série de Fourier, equações diferenciais ordinárias (EDO) de primeira ordem; EDO de ordem superior; EDO lineares; equações diferenciais parciais (EDP) de primeira e segunda ordem.
CET726 – Tópicos Especiais em Física – Astronomia
Noções de astronomia esférica, gravitação newtoniana, cosmologia newtoniana, noções sobre a teoria da relatividade geral, noções das novas teorias cosmológicas, introdução à astrofísica: estrelas, galáxias, outras estruturas astronômicas.
CIE030 – Didática
As características do trabalho escolar: objetivos e finalidades, aspectos históricos, teóricos, práticos e legais, espaço, tempo, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino, como planos de organização e processo de interação. A natureza dos conteúdos, as formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com a realidade dos sujeitos envolvidos. Projeto Político-Pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escolar e qualidade do ensino.
CIE582 – Educação Especial Inclusiva
A inserção da educação especial no sistema educacional brasileiro. Análise e reflexão da sua aboradagem. Aspectos éticos e pedagógicos da incorporação de educandos com necessidades educativas especiais (n.e.e.) nas escolas regulares voltados a desenvolvimento pleno com vistas à sua inclusão na sociedade.
MÓDULO IV
CET171 – Física II
Oscilações mecânicas, ondas em meios elásticos, onda sonoras, comportamento dos fluidos, calor e temperatura, teoria cinética dos gases.
CET728 – Laboratório de Física II
Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados como o conteúdo teórico de Física II: (1) Oscilações Livres; (2) Oscilações Forçadas; (3) Cordas Vibrantes; (4) Pêndulo Composto ou Físico; (5) Pêndulo Simples; (6) Interferência de Ondas no Ar; (7) Velocidade do Som no Ar.
CET729 – Elementos de Matemática Avançada
Álgebra linear, cálculo numérico, estatística, funções de variável complexa; funções especiais; transformadas de Fourier e Laplace; espaços vetoriais de dimensão finita e infinita; teoria das distribuições e da perturbação.
CET730 – Tópicos Especiais em Física – Física Nuclear
Modelos atômicos: Thomson, Rutheford e Bohr; decaimento radiativo; modelos nucleares; descoberta da radioatividade artificial; fissão nuclear; fusão nuclear; geração de energia a partir da fissão e da fusão; interação da radiação com a matéria e com o corpo humano.
CIE264 – Produção de Material Didático
Produção de material didático baseado em reflexões teóricas e na experiência de sala de aula. Aplicabilidade de conhecimento de psicologia e didática à metodologia dos processos de ensino e aprendizagem da Física, em situações concretas de escolarização, possibilitando a realização de miniprojetos diretamente ligados ao preparo de unidade de ensino, material didático e recursos paralelos.
SEMESTRE V
CET176 – Física III
Eletrostática e magnetostática. Equações de Maxwell na forma integral.
CET732 – Laboratório de Física III
Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados como o conteúdo teórico de Física III: (1) Carga e Descarga de um Capacitor; (2) Fenômenos Transitórios em Circuito RLC; (3) Corrente Alternada; (4) Ressonância em Circuitos RLC.
CET734 – Instrumentação para o Ensino de Física I
O papel da experiência no ensino de Física. Reflexão-na-e-sobre-a-ação. Produção de recursos pedagógicos para o ensino de Física.
CET735 – Tópicos Especiais em Física – Energias Alternativas
Energia: eólica, solar, nuclear, da biomassa, geotérmica, das marés.
CET736 – Estágio Supervisionado I
Fundamentos, objetivos e componentes operacionais do projeto pedagógico. O currículo de física na educação básica. Concepções dos professores de física sobre a física e sobre o ensino de física na educação básica. Orientação teórica para o planejamento e a elaboração de atividades didáticas para o ensino de física.
SEMESTRE VI
CET181 – Física IV
Equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica geométrica e física, aspectos qualitativos da produção da radiação, noções de física quântica e relativística.
CET737 – Laboratório de Física IV
Experimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados como o conteúdo teórico de Física IV: (1) reflexão e refração da luz; (2) Instrumentos ópticos; (3) difração e interferência; (4) interferômetro de Michelson; (5) polarização; (6) Espectroscópio de Prisma.
CET738 – Instrumentação para o Ensino de Física II
Novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de Física. Transposição didática e construção de modelos no ensino da Física. Desenvolvimento de instrumentos didáticos (hipermidias, ambientes virtuais de aprendizagem, experimentos, simulações, vídeos, guias de experimentos, planejamentos didáticos, etc) para o ensino de Física.
CET739 – Tópicos Especiais em Física – Ótica
Óptica geométrica, equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica física, amplificação da luz, lasers, introdução à óptica não-linear.
CET740 – Estágio Supervisionado II
Planejamento e elaboração de sequências didáticas para o ensino de física. Trabalho de apoio ao professor na escola, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.
SEMESTRE VII
CET1292 – Eletromagnetismo
Eletrostática, magnetostática, equações de Maxwell, propagação de ondas eletromagnéticas; reflexão; refração; guias de onda, radiação, antenas.
CET742 – Elementos de Mecânica Clássica
Dinâmica das partículas. Leis de conservação da energia e do momento linear. Centro de massa. Momento angular. Corpos rígidos. Tensor de inércia. Eixos principais. Translação e rotação. Ângulos de Euler. Fundamentos da Mecânica Analítica: Equações de Lagrange e de Hamilton.
CET743 – Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de Física
Formação de professores, concepções alternativas, educação continuada, ensino e aprendizagem, física moderna e contemporânea na educação básica, história da ciência, mapas conceituais, novas tecnologias.
CET744 – Estágio Supervisionado III
Participação em sala de aula, auxiliando o professor nas aulas de física, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.
FCH660 – Educação e Relações Étnico-Raciais
Estudam as teorias sobre racismo, preconceito e discriminação racial; Conceitos norteadores nos estudos sobre racismo: racismo institucional, racismo individual, preconceito, discriminação racial e relações raciais; Conceitos fundamentais nos estudos sobre educação e desigualdades raciais: identidade, auto-conceito e auto-estima. Estuda e analisam os principais documentos que regulamentam a educação brasileira sob a ótica das relações raciais. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa sobre relações raciais no campo da educação,
LTA354 – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especificidades lingüísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação das linguagens e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Aquisição da linguagem e usos de textos produzidos em Português e/ou em LIBRAS. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS.
SEMESTRE VIII
CET179 – Termodinâmica
1a, 2a e 3a leis da termodinâmica, teoria cinética, gases ideais e reais, transições de fase, potenciais termodinâmicos, introdução à Mecânica Estatística.
CET186 – Física Moderna
Introdução à relatividade especial, primórdios da teoria quântica, modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr, as séries espectroscópicas, bases da mecânica quântica, equação de Schrödinger e aplicações elementares.
CET746 – Laboratório de Física Moderna
Lei de radiação – Stefan Boltzmann, coerência e largura de linhas espectrais, relação q/m do elétron, experimento de Milikan, estrutura fina atômica, série de Balmer, difração eletrônica, absorção de elétrons, espectroscopia beta, lei de decaimento radiativo, lei de absorção radioativa.
CET748 – Trabalho de Conclusão de Curso
Como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Licenciado, o estudante deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso, que poderá constituir-se em forma de monografia, artigo científico e/ou produção/instalação multimidiática. Em se tratando de monografia, a sua avaliação será submetida a uma banca examinadora especialmente constituída para esse fim. Cabe a uma comissão pré-estabelecida do curso de licenciatura aprovar os temas de trabalho escolhidos e indicar as bancas examinadoras.
CET749 – Estágio Supervisionado IV
Participação em sala de aula como professor, desenvolvendo atividades didáticas sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.