Especialização em Educação e Tecnologias

Coordenação do Curso: Prof.ª Lívia Andrade Coelho
E-mail: espet.ead@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5091
Horário de atendimento: Segunda a sexta, de 07h30 às 12h e de 13h às 16h

APRESENTAÇÃO

Objetivos do Curso

O curso tem por objetivo formar professores especialistas para uso das tecnologias nas escolas de forma planejada, criativa e crítica, usando para tal todo potencial dos equipamentos e internet. Especificamente, pretende:

  • Compreender a inserção das tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea;
  • Discutir fundamentos teórico-metodológicos que orientem para o desenvolvimento de atividades com o uso das tecnologias;
  • Problematizar e desenvolver práticas de investigação e análise do uso das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem;
  • Conhecer e se apropriar de pelo menos um ambiente virtual de aprendizagem.

Público Alvo

O público alvo será formado por docentes da rede pública e particular de ensino, egressos dos cursos de licenciatura da UESC, de outras IES e demais profissionais que apresentam interesse na área das tecnologias de informação e comunicação, de conhecer, pesquisar e desenvolver competências e habilidades para trabalhar com conteúdo de multimídia, áudio, vídeo e redes sociais, entre outras plataformas/conteúdos/aplicativos e ambientes virtuais de aprendizagens.

Disciplinas

O curso está organizado por disciplinas, com uma carga-horária total de 375 horas.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) compreende a realização de um estudo de pesquisa teórico ou teórico-empírico, que será desenvolvido individualmente ou em dupla, com apresentação pública ao final do curso.

Ementas

Disciplina Ementa
Introdução às tecnologias da informação e comunicação (TIC) Necessidades e perspectivas do ensino na era digital. Importância do curso tecnologias digitais para o professor. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e demais ferramentas tecnológicas disponibilizadas para o curso.
Metodologia da pesquisa Origem das ciências modernas e evolução do pensamento científico. O processo de construção do conhecimento. Sistematização do trabalho científico. Métodos e tipos de pesquisa. O planejamento da pesquisa.
Sociedade, educação e tecnologias Estuda os novos paradigmas e os processos de tecnologização na sociedade. Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. As possibilidades e limites do uso das tecnologias na Educação Básica e Ensino Superior como mediadores do ensino e da aprendizagem. O contexto político, social, econômico e o acesso às tecnologias.
Formação de professores e práticas pedagógicas com tecnologias A formação do professor no contexto mundial e no Brasil: delineamentos legais e conceptuais. A docência na cibercultura. Os saberes necessários para um professor na cibercultura. O professor na contemporaneidade e na sociedade do conhecimento: os desafios da exclusão social e do analfabetismo digital. Possibilidades metodológicas para inserção das TIC no processo de ensino e aprendizagem.
Educação, redes sociais e cultural digital Desenvolvimento de atitudes para pesquisar, construir, produzir, publicar, interagir e se comunicar digitalmente. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos para educação. Cultura digital. Redes sociais no cotidiano das gerações de nativos e imigrantes digitais. Influências e impactos do uso das redes sociais na educação. Interfaces de conteúdo e de comunicação online. Aplicativos específicos para o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem.
Tutoria e docência on-line Professor/ Tutor na EaD. Aprendizagem na modalidade a distância. Conceito de ambientes virtuais. Proposta de uma aula a distância usando AVAs. Interação nesses ambientes virtuais: desafios e possibilidade.
Pesquisa Orientada I Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, sua elaboração e publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Pesquisa Orientada II Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do TCC. Análises de produzidos no desenvolvimento do material didático/objetos de aprendizagem. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado. Apresentação final do TCC.