Coordenação de Curso
Patrícia Argôlo Rosa (Coordenadora)
E-mail: letrasuab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5047
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50
Apresentação
O curso de Licenciatura em Letras Vernáculas tem por objetivo formar profissionais aptos a atuarem como docentes na educação básica, nos segmentos do ensino fundamental e do ensino médio, na produção e difusão do conhecimento, enquanto professores capazes de lidar de forma crítica com a língua e as linguagens, utilizando-as em suas várias modalidades, refletindo teoricamente, sobre temas e questões relativos aos conhecimentos linguísticos e literários, além de desenvolver estudos científicos, com vistas à produção e à divulgação de conhecimentos, propiciando a continuidade de sua formação em Língua Portuguesa e respectiva Literatura.
O Curso tem regime semestral com duração de 3.200 (três mil e duzentas) horas/aulas, 2.615 (duas mil, seiscentas e quinze) horas/aulas teóricas, 180 (cento e oitenta) horas/aulas práticas, 405 (quatrocentas e cinco) horas/aulas de estágios e mais 200 (duzentas) horas/aulas em atividades complementares
O sistema de avaliação do rendimento escolar obedecerá aos critérios gerais estabelecidos pelo Regimento Geral da Universidade.
Matriz Curricular
Na tabela a seguir serão apresentadas as disciplinas que constituem cada um dos eixos temáticos. Segue, na sequência, as disciplinas com suas cargas horárias distribuídas nos respectivos módulos semestrais.
Eixos Temáticos | Campos de Conhecimento | Disciplinas |
Eixo científico-cultural: estudos linguísticos e literários | Estudos Filológicos Estudos Literários Estudos Linguísticos Língua Estrangeira | Leitura e Produção de Textos Estudos Literários Lusófonos Formação do Leitor Letramentos Digitais e EAD Linguística/Fonologia/Fonética Morfologia Sintaxe Semântica Latim Inglês Instrumental Língua Brasileira de Sinais |
Eixo dos estudos linguísticos-literários e suas relações com outros campos do conhecimento | Prática de Ensino Oficinas TCC | Oficinas Práticas Educativas |
Eixo linguístico-literário e pedagógico: a dimensão do fazer na docência | Estágio Supervisionado | Estágio I – Pesquisa Pedagógica Aplicada Estágio II – Projeto de Extensão Estágio II – Regência |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
I | Linguística I: Teorias Linguísticas – Introdução | 60(T) | 04 |
Formação do Leitor de Literatura | 45(T) | 03 | |
Leitura e Produção de Textos – Gêneros e Tipos Textuais | 60(T) | 04 | |
Fundamentos de Teoria da Literatura | 60(T) | 04 | |
Filosofia e Educação | 60(T) | 04 | |
Letramento Digital e Educação a Distância | 60(T) | 02 | |
Prática Educativa I – Oficina de Leitura e Produção Textual na Prática Escolar | 30(P) | 01 | |
Seminário I – Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas | 30(T) | 02 | |
Introdução a LIBRAS | 45(T) | 03 | |
450 | 29 |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
II | Linguística II: Sociolinguística | 60(T) | 04 |
Morfossintaxe da Língua Latina | 60(T) | 04 | |
Historia das Literaturas de Língua Portuguesa | 60(T) | 04 | |
Introdução aos Estudos Literários: Análise de Poemas, Dramas e Narrativas | 45(T) | 03 | |
Educação e Sociedade | 45(T) | 03 | |
Pesquisa Aplicada ao Ensino em Letras | 60(T) | 04 | |
Prática Educativa II – A Literatura na Prática Escolar – Formação do Leitor | 30(P) | 01 | |
Seminário Temático Interdisciplinar II – Literatura e Cotidiano | 15(T) | 01 | |
Inglês Instrumental | 60(T) | 04 | |
Oficina – Educação das Relações Étnico-Raciais e a Língua Portuguesa | 30(T) | 02 | |
465 | 30 |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
III | Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 60(T) | 04 |
Linguística III – Teorias da Análise do Discurso | 60(T) | 04 | |
Introdução aos Estudos Literários II: Literatura, Correntes Teórico-Críticas | 60(T) | 04 | |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | 60(T) | 04 | |
História e Educação | 45(T) | 03 | |
Psicologia e Educação | 45(T) | 03 | |
Organização do Trabalho Escolar | 60(T) | 04 | |
Prática Educativa III – Análise e Produção de Discurso na Prática Escolar | 30(P) | 01 | |
Seminário Interdisciplinar III – Discurso e Ensino | 15(T) | 01 | |
435 | 28 |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
IV | Currículo | 60(T) | 04 |
Sintaxe da Língua Portuguesa | 60(T) | 04 | |
Morfologia da Língua Portuguesa | 60(T) | 04 | |
Literatura Comparada I: A Poesia de Língua Portuguesa | 60(T) | 04 | |
Literatura, Imaginário, História e Cultura | 60(T) | 04 | |
Teoria do Conhecimento e Aprendizagem | 60(T) | 04 | |
Estágio Supervisionado I | 90(E) | 02 | |
Seminário Temático Interdisciplinar IV – Diversidade Cultural | 15(T) | 01 | |
Prática Educativa IV – Análise Linguística na Prática Escolar | 30(P) | 01 | |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 60(P) | 02 | |
555 | 30 |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
V | Linguística IV – Linguística Aplicada à Alfabetização | 60(T) | 04 |
Literatura Comparada II: A Narrativa de Língua Portuguesa | 60(T) | 04 | |
Fundamentos de Avaliação Educacional | 60(T) | 04 | |
Prática Educativa V – Língua e Literatura na Prática Escolar | 30(T) | 01 | |
Seminário Temático Interdisciplinar V – O Livro Didático e a Área de Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias | 15(T) | 01 | |
Literatura Comparada III: o Teatro de Língua Portuguesa | 45(T) | 03 | |
Semântica | 60(T) | 04 | |
Estágio Supervisionado II | 135(E) | 03 | |
Oficina – Os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares | 30(T) | 02 | |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 60(P) | 02 | |
555 | 28 |
Módulo | Disciplinas | CH | Créditos |
VI | Aspectos Estilísticos e Pragmáticos da Língua Portuguesa | 60(T) | 04 |
Prática Educativa VI – Literatura Infanto-Juvenil Aplicada à Sala de Aula | 90(P) | 03 | |
Fundamentos de Políticas Públicas e Gestão Educacional | 60(T) | 04 | |
Tópicos em Educação Inclusiva | 45(T) | 03 | |
Seminário Interdisciplinar VI – Novas Tecnologias e a Educação Inclusiva | 15(T) | 01 | |
Estágio Supervisionado III | 180(E) | 04 | |
Oficina LIBRAS | 30(T) | 02 | |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 60(P) | 02 | |
540 | 23 |
(T) Teoria; (P) Prática; (E) Estágio.
Polos de Apoio Presencial
» Amargosa
» Brumado
» Ibicuí
» Ilhéus
» Itamaraju
» Itapetinga
» Teixeira de Freitas
Ementas
Disciplinas | Ementas |
Linguística I: Teorias Linguísticas – Introdução | Linguística: teorias linguísticas e contribuições para o ensino de língua. Linguística e gramáticas. |
Leitura e produção de textos: gêneros e tipos textuais | O texto como situação comunicativa. Os tipos e os gêneros textuais. Organização e constituição do texto. Estruturação do texto e do parágrafo. Texto: leitura, interpretação e produção |
Fonética e fonologia da língua portuguesa | Teoria e prática da fonética e fonologia da língua portuguesa. Conceitos básicos. Descrição do sistema fonológico do português contemporâneo. |
Morfologia da língua portuguesa | Morfologia em diferentes teorias lingüísticas. Análise lingüística de aspectos morfológicos do português: estrutura, formação e classificação dos vocábulos formais. Processos flexionais do nome e do verbo. Morfologia e outros níveis lingüísticos. Ampliação lexical no português |
Sintaxe da língua portuguesa | Sintaxe em diferentes teorias linguísticas. Análise linguística de aspectos sintáticos do português. Organização e estruturação das orações do português. Sintaxe da oração e sintaxe do texto. Sintaxe e outros níveis linguísticos. Análise crítica dos conceitos da gramática normativa em confronto com a realidade da comunicação lingüística. |
Morfossintaxe da língua latina | Análise da estrutura morfossintática da língua latina. |
Linguística II – Sociolinguística | Estudo de padrões de variação e mudança linguística nas modalidades oral e escrita. Análise sociolinguística de diversos aspectos do português: fatores sociais e linguísticos. Variação e mudança lingüística no português e implicações no ensino de língua materna. |
Linguística III – Análise do Discurso | Estudo dos conceitos básicos em Análise do Discurso: discurso, texto, linguagem, enunciação, polifonia, sujeito, ideologia. Heterogeneidade discursiva e inter-intradiscurso. As condições de produção do discurso e as formações imaginárias. As principais vertentes teóricas da lingüística do discurso. Análise do discurso e ensino. |
Lingüística IV: Linguística aplicada à alfabetização | Conhecimento linguístico e alfabetização: problemas de aquisição da escrita decorrentes da interferência dos padrões da fala infantil. Técnicas de análise fonológica e sua utilização na alfabetização. |
Aspectos estilísticos e pragmáticos da língua portuguesa | Estudo de aspectos semânticos, estilísticos e pragmáticos da língua portuguesa: correlações e aplicabilidades. |
Semântica | Significado e construção de sentido no português. Semântica em diferentes teorias linguísticas. Semântica e outros níveis lingüísticos. |
Introdução ao ensino de LIBRAS | Especificidades linguísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação da linguagem e seus usos no contexto escolar e na vida cotidiana. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS. |
Inglês instrumental | Compreensão escrita, nos diversos gêneros, em situações do cotidiano com ênfase em estratégias de leitura instrumental. |
Metodologia do ensino de LP e Literatura | O ensino de português e literatura: pressupostos linguísticos/pedagógicos – da tradição à contemporaneidade. O lugar da gramática na escola. Metalinguagem e aprendizagem da norma. A oralidade no espaço da sala de aula. A literatura na sala de aula. Leitura e escrita – gêneros e tipos textuais |
Pesquisa aplicada ao ensino em Letras | A pesquisa científica na dimensão do linguístico e do literário. Pesquisa cientifica e princípios éticos. A pesquisa e sua inter-relação com o ensino e a extensão. Aspectos teórico-metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa, monografias. Normas da ABNT. |
Prática educativa I – Oficina de leitura e produção textual na prática escolar | Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas propiciadores de condições favoráveis à construção de textos na prática escolar, na dimensão dos gêneros e dos tipos textuais. |
Prática educativa II – A literatura na prática escolar | Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de abordagem do texto literário na prática escolar |
Prática educativa III – Análise e produção de discursos na prática escolar | Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de análise e produção discursiva na prática escolar. |
Prática educativa IV – Análise linguística na prática escolar | Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de análise linguística na prática escolar. |
Prática educativa V – Língua e literatura na prática escolar | Abordagem interdisciplinar sobre o ensino de língua e literatura. |
Prática educativa VI – Literatura infanto-juvenil na sala de aula | Análise comparativa de textos escritos para crianças e jovens, próprios dos países lusófonos. Elaboração de estratégias de envolvimento do aluno, a fim de que se forme gosto pela leitura literária. |
Seminário I – TICs aplicadas ao ensino aprendizagem de línguas | As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. A interação sóciotécnica com o vídeo, televisão, rádio, computadores (software) e rede de comunicações, com ênfase em ambientes virtuais de aprendizagem e letramentos na Web. Propostas e projetos para produção de conhecimentos didáticos mediados pelo uso das tecnologias da informação e comunicação e internet. |
Seminário temático interdisciplinar II – Literatura e cotidiano | Abordagens multirreferenciais e interdisciplinares na área de cultura, considerando-se a literatura como prática cultural |
Seminário temático interdisciplinar II – Diversidade cultural | A história sociocultural das Artes Visuais, da Música, da Dança, do Teatro e da Literatura. A forma de expressão específica em cada área de conhecimento artístico, seus simbolismos e suas características comuns. |
Seminário temático interdisciplinar III – Discurso e ensino | Os discursos em circulação socialmente e a prática escolar de ensino – aprendizagem de língua materna |
Seminário temático interdisciplinar V – O livro didático e a área de ensino de linguagens e suas tecnologias | Análises críticas de livros didáticos voltados para a área de ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias. |
Seminário interdisciplinar VI – Novas tecnologias e educação inclusiva | As educativas especiais e as novas tecnologias. |
Oficinas diversas | Estratégias linguístico-literário-pedagógicas de EAD, LIBRAS, leitura e produção textual e literatura |
Formação do leitor de literatura | Leitura conjunta e individual de poemas, contos, novelas e romances da literatura universal. Enfoque da literatura como trabalho artístico com a linguagem |
Introdução aos estudos literários: Análise de poemas, dramas e narrativas | Estudo crítico de poemas, contos, novelas e romances das literaturas de língua portuguesa, numa perspectiva comparativista, histórica e cultural |
Fundamentos de teoria da literatura | Os conceitos de Literatura: de Aristóteles à contemporaneidade. Os Gêneros literários: a concepção clássica, a romântica e a modernista. O texto dramático. O texto poético. |
História das literaturas de Língua Portuguesa | Estudo das literaturas de Língua Portuguesa a partir da análise crítico-reflexiva de autores e obras singulares e fundamentais. |
Fundamentos da teoria da literatura: conceitos de literatura, correntes teórico – criticas | Estudo da formação do pensamento teórico sobre a literatura, comparando-o à tradição retórica e à tradição historiográfica d século XIX. Enfoque os conceitos de literatura: Formalismo, Estilística, New Criticism, Estruturalismo, Pós- Estruturalismo. |
Literatura Comparada I: A poesia de língua portuguesa | Análise comparativa de romances paradigmáticos das literaturas de língua portuguesa |
Literatura, imaginário, história e cultura | O poeta e o historiador: Aristóteles. Literatura e documento. A narrativa no discurso da história e na ficção. Conceitos de Cultura. Literatura e cultura no século XX. Estudos Culturais na América Latina. A construção do público. Esfera pública e esfera privada. A literatura com bem de consumo |
Literatura comparada II: A narrativa de língua portuguesa | Análise comparativista de romances paradigmáticos de Língua Portuguesa. |
Literatura comparada III: o teatro de língua portuguesa | Análise comparativa de textos dramáticos paradigmáticos das literaturas de Língua Portuguesa |
Oficina Literatura infanto-juvenil | A literatura escrita para crianças e jovens como instrumento de emancipação do indivíduo leitor e como meio de ação e transformação social. Prosa e poesia. |
Oficina: Língua Brasileira de Sinais | LIBRAS e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Vocabulário da LIBRAS. Alfabeto manual. Expressão facial e corporal. Configuração de mãos. |
Letramentos Digitais e Educação a Distância (EAD) | O Ensino a distância e a educação a distância. A História da EAD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EAD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática. |
Educação e sociedade | As bases sociológicas da educação. A educação como processo social. O papel da educação na estrutura social. Análise sociológica da escola. Educação e desenvolvimento. A educação formal e informal como espaço político de luta. Relação entre educação e desigualdade social. |
Psicologia e educação | O papel e a importância dos estudos da psicologia para educação. O desenvolvimento e a aprendizagem na criança nas perspectivas da epistemologia genética piagetiana, da psicogênese de Wallon e sociointeracionista de Vygotsky. O conceito de atividade em Leontiev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem em Luria, Leontiev e Vygotsky. Atividades coletivas e desenvolvimento cognitivo: estudos pós-vygotskyanos. |
Organização do trabalho escolar | As características do trabalho escolar: objetivos e finalidades, aspectos históricos, teóricos, práticos e legais, espaço, tempo, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino, como planos de organização e processo de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino. A natureza dos conteúdos, as formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com a realidade dos sujeitos envolvidos. Projeto político-pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escola e qualidade do ensino. |
Fundamentos de avaliação educacional | A avaliação do rendimento escolar: funções e tipologia. Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa. A avaliação como instrumento indicador da organização e reorganização do trabalho docente. Avaliação como prática emancipatória e construção dialética. |
Fundamentos de políticas públicas e gestão educacional | Aspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e o Ensino Superior. Financiamento da educação. Aspectos legais e reais da formação e atuação dos profissionais da área educacional. A política de formação do profissional da educação na Bahia. Organização do ensino no Brasil e no Estado da Bahia. |
História e educação | Análise e evolução da educação no Brasil, visando à compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros em suas relações com os contextos sociais, econômicos e políticos, em que se encontram inseridos. |
Currículo | Dimensões históricas, culturais, epistemológicas, artísticas, sociais e ideológicas do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. A pós-modernidade e a organização do currículo escolar, perspectivas construtivistas, pós-construtivistas e sócio-interacionistas do currículo. O currículo como expressão da cultura. PCN e Educação Básica. |
Tópicos em educação inclusiva | A inserção da educação especial no sistema educacional brasileiro. Análise e reflexão da sua abordagem. Aspectos éticos e pedagógicos da incorporação de educandos com necessidades educativas especiais (n.e.e.) nas escolas regulares, voltados ao desenvolvimento pleno com vistas à sua inclusão na sociedade. |
Filosofia e educação | Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosóficas-educacionais. A filosofia como exercício de interrogação e (re)ligação de saberes. A dimensão filosófica das diretrizes educativas frente à totalidade e concretude da condição humana. Filosofia e educação como campos organizativos na era planetária capazes de articular a ação docente, nas dimensões intra, multi e transdisciplinarmente. |
Eventos técnico – científico-culturais e outras atividades complementares | Atividades de complementação técnico-científico-culturais, à escolha do aluno. |
Estágio supervisionado I | Investigação do cotidiano da escola, identificando a estrutura da escola, a proposta educativa, a organização do trabalho escolar e a vivência do ensino. Intervenção em instituições de educação básica com a finalidade de co-participar do cotidiano da escola, evidenciando aspectos identificados no Estágio I – Pesquisa Pedagógica. |
Estágio supervisionado II | Componente curricular, com abordagem teórico-prático, que objetiva a inserção do graduando na realidade educacional da escola pública ou em movimentos sociais, através da aplicação de projetos de extensão. Reflexões acerca da educação |
Estágio supervisionado III | Participação efetiva do graduando em todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Fundamentação teórica ao fazer pedagógico. |