Especialização em Educação Infantil

Coordenação do Curso: Prof.ª Cláudia Celeste Lima Costa Menezes
E-mail: espei.ead@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5091
Horário de atendimento: Segunda a sexta, de 07h30 às 12h e de 13h às 16h

APRESENTAÇÃO

Objetivos do Curso

O curso tem por objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da Educação Infantil e da formação de professores, tendo como eixo central da proposta, a criança, enquanto cidadã, única e ativa, como sujeito histórico, social, cultural e de direitos. Especificamente, pretende:

  • Problematizar diferentes concepções de crianças e infâncias;
  • Conhecer as políticas para a infância, os fundamentos teóricos e avanços das práticas educativas com crianças de zero a cinco anos e onze meses;
  • Conhecer os discursos sobre a cultura e as relações com as várias linguagens presentes/ausentes nos currículos de instituições infantis;
  • Propor/desenvolver atividades pertinentes à Educação Infantil nas suas diversas áreas de abrangência;
  • Preparar profissionais para as ações e intervenções na Educação Infantil em diferentes espaços;
  • Incentivar o compromisso com a pesquisa, contribuindo com o desenvolvimento e amadurecimento da mentalidade científica entre os professores que atuam em Educação Infantil.

Público Alvo

O público alvo será formado por docentes da rede pública e particular de ensino, egressos dos cursos de licenciatura da UESC, de outras IES, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, profissionais da área de saúde, licenciados em áreas afins e demais profissionais que apresentam interesse na área da Educação Infantil com objetivo de conhecer, pesquisar e desenvolver competências e habilidades para trabalhar com a criança pequena.

Disciplinas

O curso está organizado por disciplinas, com uma carga horária total de 375 horas.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) compreende a realização de um estudo de pesquisa teórico ou teórico-empírico, que será desenvolvido individualmente ou em dupla, com apresentação pública ao final do curso.

Ementas

Disciplina Ementa
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Necessidades e perspectivas do ensino na era digital. Importância do curso tecnologias digitais para o professor. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e demais ferramentas tecnológicas disponibilizadas para o curso.
Infâncias, crianças e história da Educação Infantil Estudo das concepções de infância, criança e educação infantil em diferentes momentos históricos, até a contemporaneidade. As diferentes formas de ser criança, a visibilidade da infância para cada grupo e em cada época/tempo cronológico e psicológico desta fase do ciclo de vida. As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística, religiosa etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea. Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. A história da educação infantil no Brasil.
Metodologia da pesquisa A importância científico-social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. A pesquisa em educação e na Educação Infantil. O projeto de pesquisa: consistência teórica e delineamento. Método científico e pesquisa em educação. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Pesquisas no campo da Educação Infantil: principais tendências ao longo da história e cenário atual. Pesquisa com crianças: metodologias investigativas. Relação entre pesquisa e prática docente na educação infantil: Problematização e implementação de ações pedagógicas a partir da observação, do registro, do planejamento e da avaliação sobre a prática educativa e pedagógica na Educação Infantil.
Políticas públicas de Educação Infantil A Educação Infantil na legislação brasileira. As políticas públicas vigentes para a Educação Infantil. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil. Documentos orientadores de políticas de educação infantil. A Educação Infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento. Aspectos históricos, legais e pedagógicos.
Currículo e Educação Infantil O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na relação com as políticas sociais O currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. Currículo, Identidade e diversidade na educação infantil. Análise das tendências da organização curricular na Educação Infantil: áreas do desenvolvimento e áreas do conhecimento. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Propostas pedagógicas. Projeto político-pedagógico e seu comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, com a prática inclusiva e com a valorização da diversidade sociocultural no cotidiano de creches e pré-escolas.
Organização didático-pedagógica na Educação Infantil A especificidade de creches e pré-escolas quanto a organização e gestão do espaço e tempo, a agrupamentos das crianças e as possibilidades de convivência com diferentes faixas etárias, a inserções e transições casa-escola, creche-pré-escola, pré-escola – primeiro ano do Ensino Fundamental, a rotinas de atividades. Planejamento e avaliação na Educação Infantil. Observação, registro e documentação pedagógica. Interrelações entre educar, cuidar e brincar, mente e corpo. O lúdico como eixo integrador do trabalho docente. Construção da linguagem musical e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo, sociocultural e psicomotor de crianças de 0 a 5 anos. A Criança e a Psicomotricidade. A Matemática na Educação Infantil. Arte e cultura: apreciar-conhecer-produzir. Literatura na educação infantil. Relação entre oralidade e cultura escrita.
Pesquisa Orientada I Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Apresentação do Projeto.
Pesquisa Orientada II Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação.  Planejar os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa, elaboração dos instrumentos de coleta dos dados. Elaboração dos dados e informações. Análise dos dados e informações. Apresentação da primeira versão do TCC. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do TCC. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado. Apresentação final do TCC.