Coordenação de Curso
Lígia Vieira Lage dos Santos (Coordenadora)
E-mail: biologiauab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5117
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50
Apresentação
Matriz Curricular
O Licenciado em Biologia se caracterizará como um profissional com formação técnico-científica, sólida e abrangente, em conteúdos dos diversos campos da Biologia, portador de conhecimento sobre a diversidade da vida e dos processos que a geram e a mantêm. Tem a responsabilidade maior pela preservação do patrimônio natural, não apenas no sentido da atuação técnica, mas também no de assumir a disseminação desse conhecimento através da educação.
O curso está estruturado para de desenvolver através de 3 (três) eixos temáticos com duração de 8 (oito) semestres e integralização em, no mínimo 4 e, no máximo, 6 anos, de acordo com o mapa curricular abaixo:
Eixos | Carga Horária |
Biologia, Sociedade e Conhecimento | 360 |
Biológico | 1.760 |
Pedagógico | 480 |
Total | 2600 |
Módulos | Carga Horária |
Contexto da Vida | 370 |
Processos Biológicos na Captação e na Transformação da Matéria e Energia | 370 |
Processos de Manutenção da Vida | 350 |
Desenvolvimento e Crescimento | 350 |
Processos Reprodutivos | 380 |
Mecanismos de Ajustamento Ambiental e Colonização | 380 |
Soluções Adaptativas e Filogenia | 400 |
Processos Emergentes e Biodiversidade | 400 |
Sub – Total | 3000 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 200 |
Total | 3200 |
*¹ Para os cursos especiais, ou seja, ofertados no âmbito de financiamentos externos, como é o caso da UAB, o tempo máximo de integralização é de 4 (quatro) anos. (Informação introduzida pela Coordenação UAB/Vice-Reitoria).
Polos de Apoio Presencial
» Amargosa
» Ibicuí
» Ilhéus
Ementas
Módulos | Descrição |
Contexto da Vida | Nesse módulo será apresentado o contexto geral em que a vida se desenvolve e evolui. Serão discutidas as leis físicas e as condições químicas às quais os organismos e o meio estão sujeitos, assim como padrões globais do meio abiótico, como formação geológica, atmosfera e clima. Um modelo básico de organismo será apresentado e as soluções gerais que a vida encontrou para transformar e utilizar o meio para se desenvolver e evoluir. |
Processos Biológicos na Captação e na Transformação da Matéria e Energia | Nesse módulo serão apresentados os processos utilizados pelos organismos na obtenção de energia e matéria. Esses processos serão discutidos para organismos produtores e consumidores em diferentes escalas: celular, mostrando os processos básicos que ocorrem em todos os níveis de organização; dos organismos, apresentando as diferenciações morfofisiológicas, que evoluíram nos diferentes grupos para resolver os problemas de alimentação e respiração; de comunidades e de ecossistemas, padrões de produtividade e fluxo entre níveis tróficos. |
Processos de Manutenção da Vida | Nesse módulo serão apresentados os processos que garantem a manutenção das condições adequadas para o desempenho das funções básicas do ser vivo. Serão apresentados processos e estruturas em nível celular que são válidos para todos os organismos, como balanço osmótico e estruturas secretoras; no nível dos organismos, serão apresentadas as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para manutenção dos indivíduos, como sistemas imunológicos e excretores, e no nível de comunidades e ecossistemas os processos de regulação populacional. |
Desenvolvimento e Crescimento | Nesse módulo serão apresentados os processos celulares de divisão e diferenciação que embasam todo crescimento e desenvolvimento dos diferentes grupos de organismos, considerando a necessidade de incorporação da matéria. Serão apresentadas as diferenciações presentes nos diferentes grupos resultantes dos processos evolutivos. |
Processos Reprodutivos | Nesse módulo serão apresentados os processos que permitem que os seres vivos, como sistemas transformadores do mundo, sigam a direção básica das transformações – a construção de novos organismos. A reprodução envolve uma grande variedade de mecanismos genéticos, citológicos e fisiológicos. Além disso, discutem-se as estratégias ecológicas e comportamentais da reprodução. |
Mecanismos de Ajustamento Ambiental e Colonização | Nesse módulo serão apresentados os métodos pelos quais os organismos se utilizam para obter as condições necessárias para ocorrência dos processos vitais (descritos nos módulos anteriores). Isso implica o estudo de processos em três diferentes escalas: a) escala local, onde serão abordados os processos e as estruturas dos diferentes grupos que surgiram ao longo da evolução, permitindo a busca de microambientes adequados para os diferentes organismos; b) na escala regional, serão discutidos os processos de dispersão das populações no tempo ecológico; c) na escala global, os processos de dispersão no tempo evolutivo. |
Soluções Adaptativas e Filogenia | Nesse módulo serão estudadas as características dos principais grupos taxonômicos. Também serão discutidas as diferenças e as semelhanças de tais grupos, suas estruturas e seus comportamentos, assim como as relações de parentesco existentes entre eles. Esses aspectos sintetizam conteúdos abordados nos módulos anteriores aplicados à classificação de organismos com base nos fundamentos da sistemática. Em atividades de campo serão montadas coleções zoobotânicas. Serão realizadas visitas virtuais a coleções zoológicas e botânicas, fóruns de debate e oficinas presenciais. |
Processos Emergentes e Biodiversidade | Nesse módulo serão estudadas a origem, a manutenção e as consequências da diversidade nos seus diversos níveis: genético, de organismo, populacional e ecossistêmico. Serão discutidas questões éticas, econômicas e ecológicas relativas ao uso da biodiversidade. |