Coordenação do Curso: Prof.ª Jeanes Martins Larchert
E-mail: pedagogiauab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5069
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50
Apresentação
O curso de Licenciatura em Pedagogia tem por objetivo formar profissionais (professores) para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo a oportunidade da leitura crítica da realidade educacional em suas múltiplas linguagens e a contextualização histórica e social, contribuindo para a compreensão das exigências educacionais, situando o futuro professor como sujeito integrante e integrado da/na sociedade.
O regime do Curso será semestral tendo duração de 3.425 (três mil quatrocentos e vinte e cinco) horas/aulas, distribuídas em 2.820 (duas mil oitocentas e vinte) horas de aulas teóricas e práticas, 405 (quatrocentas e cinco) horas/aulas de estágio e mais 200 (duzentas) horas de atividades complementares, integralizáveis no mínimo em quatro anos (Resolução Consepe nº 049/2016).
O sistema de avaliação do rendimento escolar obedecerá aos critérios gerais estabelecidos pelo Regimento Geral da Universidade.
Matriz Curricular
Na tabela a seguir serão apresentadas as disciplinas que constituem cada um dos núcleos temáticos. Segue, na sequência, as disciplinas com suas cargas horárias distribuídas nos respectivos módulos semestrais e, depois, o ementário geral.
Núcleo Temático | Disciplinas |
1. Educação, História e Sociedade | Sociologia, Filosofia, História, Educação a Distância, Metodologia do Trabalho Científico e Seminário Integrador |
2. Docência e Fundamentos da Educação | Antropologia e Educação, Psicologia e Educação, Didática, Tecnologias, Fundamentos da Docência, Metodologia da Pesquisa em Educação, Teoria do Conhecimento e Seminário Integrador |
3. Aprendizagem e Linguagens | Alfabetização e Letramento, Linguística, Didática e Tecnologias, Psicologia da Educação II, Fundamentos da Educação Infantil e Seminário Integrador |
4. Educação, Currículo e Avaliação | Currículo, Avaliação de Aprendizagem, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa, Educação Inclusiva, Educação, Ludicidade e Corporeidade, Educação e relações étnico-raciais, Seminário Integrador |
5. Políticas, Saberes escolares e práticas docentes | Literatura infanto-juvenil, Políticas Públicas da Educação, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, Seminário Integrador e Estágio Supervisionado/Educação Infantil |
6. Educação escolar e práticas docentes | Leitura e produção textual, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Gestão da Educação, Estágio Supervisionado/anos iniciais do ensino fundamental e Seminário Integrador |
7. Identidade e práticas docentes | Arte-educação, Educação no Campo, Metodologia da Pesquisa em Educação, Educação Ambiental, Seminário Integrador e Estágio Supervisionado/anos iniciais do ensino fundamental. |
8. Linguagens midiáticas na formação docente | Linguagem e Hipertexto, Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais, Educação no Campo, Trabalho de Conclusão de Curso/TCC e Seminário Integrador. OPTATIVAS – Movimentos Sociais, Projetos Educacionais e Tópicos Especiais em Educação |
Módulo | Núcleo Temático: Educação, História e Sociedade | CH | Créditos |
I | Sociologia e Educação | 60 | 04 |
Filosofia e Educação | 60 | 04 | |
História da Educação | 60 | 04 | |
Metodologia do Trabalho Científico | 60 | 04 | |
Educação a Distância | 60 | 04 | |
Seminário Integrador I | 30 | 02 | |
330 | 22 |
Módulo | Núcleo Temático: Docência e Fundamentos da Educação | CH | Créditos |
II | Antropologia e Educação | 60 | 04 |
Psicologia e Educação | 60 | 04 | |
Didática e Tecnologias | 60 | 04 | |
Fundamentos da Docência | 60 | 04 | |
Teoria do Conhecimento | 60 | 04 | |
Metodologia da Pesquisa e Educação I | 60 | 04 | |
Seminário Integrador II | 30 | 02 | |
390 | 26 |
Módulo | Núcleo Temático: Aprendizagem e Linguagens | CH | Créditos |
III | Alfabetização e Letramento | 75 | 05 |
Linguística | 60 | 04 | |
Didática e Tecnologias II | 60 | 04 | |
Psicologia e Educação | 60 | 04 | |
Fundamentos da Educação Infantil | 60 | 04 | |
Seminário Integrador III | 30 | 02 | |
345 | 23 |
Módulo | Núcleo Temático: Educação, Currículo e Avaliação | CH | Créditos |
IV | Currículo | 60 | 04 |
Avaliação de Aprendizagem | 60 | 04 | |
Educação Inclusiva | 60 | 04 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 75 | 05 | |
Educação e relações étnico-raciais | 60 | 04 | |
Educação, Ludicidade e Corporeidade | 60 | 04 | |
Seminário Integrador III | 30 | 02 | |
405 | 27 |
Módulo | Núcleo Temático: Políticas, saberes escolares e práticas docentes | CH | Créditos |
V | Literatura Infanto-juvenil | 60 | 04 |
Políticas Públicas da Educação | 60 | 04 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática | 75 | 05 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza | 75 | 05 | |
Estágio Supervisionado I / Educação Infantil | 135 | ||
Seminário Integrador V | 30 | 02 | |
435 | 20 |
Módulo | Núcleo Temático: Práticas docentes | CH | Créditos |
VI | Fundamentos e Metodologia do Ensino da História | 75 | 05 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia | 75 | 05 | |
Gestão da Educação | 60 | 04 | |
Leitura e Produção Textual | 60 | 04 | |
Educação de Jovens e Adultos | 60 | 04 | |
Estágio Supervisionado II / Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 130 | ||
Seminário Integrador VI | 30 | 02 | |
490 | 24 |
Módulo | Núcleo Temático: Identidade e práticas docentes | CH | Créditos |
VII | Educação no Campo | 60 | 04 |
Arte-Educação | 60 | 04 | |
Educação Ambiental | 60 | 04 | |
Metodologia da Pesquisa em Educação II – TCC | 60 | 04 | |
Estágio Supervisionado III / Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 135 | ||
Seminário Integrador VII | 30 | 02 | |
405 | 18 |
Módulo | Núcleo Temático: Linguagens Midiáticas na Formação Docente | CH | Créditos |
VIII | Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 60 | 04 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 100 | ||
Linguagem e Hipertexto | 60 | 04 | |
Seminário Integrador VIII | 30 | 02 | |
OPTATIVAS | Movimentos Sociais | 60 | 04 |
Tópicos Especiais em Educação | |||
Projetos Educacionais | |||
14 | |||
Total Geral | 405 | 18 |
Polos de Apoio Presencial
» Amargosa
» Ibicuí
» Ilhéus
» Ipiaú
» Itabuna
» Itamaraju
» Itanhém
» Teixeira de Freitas
Ementas
Disciplinas | Ementas |
Sociologia e Educação | Formação e desenvolvimento do pensamento sociológico. Análise dos fundamentos da sociologia da educação, articulando-os com o cotidiano escolar, o fenômeno do fracasso escolar, as políticas públicas e suas implicações sociais no contexto da sociedade tecnológica. |
Filosofia e Educação | Temas filosóficos e suas diversidades de concepções: os filósofos clássicos, modernos e contemporâneos. A filosofia, o conhecimento, a tecnologia e a compreensão do fenômeno educacional. |
Educação a Distância (EAD) | O Ensino a distância e a educação a distância. A História da EAD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. |
História da Educação | Tendências e práticas educacionais nas sociedades antigas, medievais, modernas e contemporâneas nos aspectos: políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. A origem das Universidades e o desenvolvimento do saber, Os diferentes períodos da história da educação brasileira. |
Metodologia do Trabalho Científico | A metodologia científica: implicações na produção do conhecimento. Visões e paradigmas sobre as ciências e seus objetos de estudo. As ciências e sua formalização: a produção do conhecimento científico. Sistematização do trabalho científico: resenha, resumo, fichamento, artigo, relatório, projeto etc. |
Seminário Integrador I | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Antropologia e Educação | A formação histórica do pensamento antropológico e sua articulação com as ciências sociais. Os fundamentos da antropologia e a compreensão das relações entre cultura e educação. A importância da diversidade cultural nas práticas curriculares. Cultura e educação no contexto da sociedade tecnológica. |
Psicologia e Educação I | A constituição da Psicologia como Ciência. Abordagens sobre o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e psicossexual da criança. Aspectos bio-psico-social e afetivo do desenvolvimento humano e suas influências no processo de aprendizagem na escola. Estudo das teorias de base interacionista e sócio-interacionista sobre o desenvolvimento e aprendizado. A criança e o adolescente e sua vivência com os programas de TV, filmes, DVD, sites, jogos eletrônicos etc. |
Fundamentos da Docência | A docência: trabalho, profissionalização e identidade do professor. Os saberes docentes e a base de conhecimento para o ensino. Políticas de formação de professores no Brasil e na Bahia. |
Didática e Tecnologias I | Contextualização da Didática desde a sua constituição à atualidade. As dimensões sócio-históricas da Didática: docência, cultura, método, avaliação, relação pedagógica e suas implicações na educação básica. O planejamento docente: a Didática e a formação do professor com vistas à organização do trabalho docente. |
Metodologia da Pesquisa em Educação I | A importância científica e social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. A pesquisa em educação. O projeto de pesquisa: consistência teórica e delineamento. Inserção teórico-prática do aluno no campo de atuação do Pedagogo. |
Teoria do Conhecimento | As teorias do conhecimento e sua relação com a aprendizagem e a formação de professores na sociedade tecnológica. O conhecimento e a revolução científica. |
Seminário Integrador II | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Alfabetização e Letramento | O processo da alfabetização e os seus diferentes métodos. As cartilhas de alfabetização: aspectos ideológicos, linguísticos e metodológicos. Práticas de Alfabetização versus aquisição da leitura e escrita. Linguagem e alfabetização: diferentes concepções teóricas. Letramento e a função social da leitura e escrita na sociedade. |
Linguística | Perspectivas teóricas básicas: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo. Ramos da Linguística que contribuem no processo de Alfabetização: Sociolinguística e Psicolinguística. O processo de aquisição da língua falada. Variação linguística. Estudo e conhecimento linguístico na diversidade de seus níveis e registros. |
Didática e Tecnologias II | História das tecnologias na educação. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso das tecnologias na educação. Desenvolvimento de habilidades básicas para a interação sócio-técnica com o vídeo, televisão, rádio, computadores (software) e rede de comunicações, a exemplo da Internet. Propostas e projetos para produção de conhecimentos didáticos mediados pelo uso das tecnologias. As novas percepções de tempo e espaço nos novos territórios, formas de ensino e aprendizagem. |
Psicologia e Educação II | Contribuições das principais teorias psicológicas para a compreensão do processo ensino-aprendizagem: comportamentalismo e interacionismo. A construção do conhecimento, as teorias da aprendizagem e a prática pedagógica. Fatores sócio-ambientais e interpessoais da aprendizagem escolar. O sujeito como aprendente no contexto da sociedade tecnológica. |
Fundamentos da Educação Infantil | A concepção de infância nos diversos contextos e em diferentes momentos históricos até a contemporaneidade. A organização do espaço e do tempo da aprendizagem: as creches e pré-escolas. |
Seminário Integrador III | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Currículo | A historicidade do currículo: epistemologia e história. O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na relação com as políticas sociais. A relação escola/sociedade e o currículo. Currículo, escola, cultura, tecnologia e ideologia. Retrospectiva histórica da teoria do currículo no Brasil. |
Avaliação da aprendizagem | Estudo da teoria da avaliação e sua extensão ao cotidiano do professor, do estudante e das instituições educativas. O confronto entre avaliação formativa e a avaliação somativa. A avaliação processual. |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | Fundamentos e concepções da linguagem e ensino da língua materna. Apropriação e domínio das modalidades da linguagem oral e escrita e aspectos gramaticais: usos e formas. O processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Subsídios para o desenvolvimento das capacidades e habilidades comunicativo-interativas. |
Educação Inclusiva | Os fundamentos e história da educação inclusiva no Brasil e no mundo. A educação inclusiva no contexto das escolas públicas e privadas. As políticas de inclusão social. |
Educação e relações étnico-raciais | As relações étnico-raciais no contexto da escola. Abordagens sobre políticas no âmbito dos currículos escolares. A educação para a diversidade étnica, cultural e social. Escola básica, cultura e etnia: relações de poder simbólico e formação de subjetividades. A Lei 10.639/2003 e efeitos curriculares: razões da sua existência e o contexto de uma política pública. |
Educação, Ludicidade e Corporeidade | A corporeidade e a ludicidade na prática educativa de crianças e jovens da escola básica. O corpo, saúde e bem estar psicossocial. Paradigmas sobre os estudos da corporeidade humana. O corpo na escola: linguagem, movimento e saúde. A representação do jogo, brinquedo e ludicidade na vida da criança, na escola e na aprendizagem. A linguagem do corpo na mídia e os jogos midiáticos. |
Seminário Integrador IV | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Literatura Infanto-Juvenil | Literatura infanto-juvenil: discussões sobre o panorama histórico e gênero literário e suas características. Produção literária. A prática da leitura na escola e na sociedade. Pesquisa sobre literatura infanto-juvenil na escola, na biblioteca (livros, gibis etc), na televisão, CDROM e sites. A dimensão do imaginário na Literatura Infantil e a intertextualidade. |
Políticas Públicas da Educação | Concepções teóricas de Estado. Estado e educação. O sistema de ensino: organização e funcionamento. Políticas educacionais e legislação do ensino: educação básica e ensino superior. A Lei 9394/1996. O ensino público e privado. Educação e cidadania, o papel político e social da escola |
Formação do Leitor de Literatura | Leitura conjunta e individual de poemas, contos, novelas e romances da literatura universal. Enfoque da literatura como trabalho artístico com a linguagem |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática | Fundamentos teórico-epistemológicos do ensino da Matemática. Estudo de conteúdos matemáticos direcionados para a aquisição de competências básicas necessárias à vivência no cotidiano: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. O raciocínio lógico-matemático e situações problemas – geometria, cálculo mental e operações fundamentais. A matemática: estudos, pesquisas e diferentes usos sociais e o significado matemático. |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza I | Fundamentos dos estudos dos fenômenos das ciências da natureza: implicações epistemológicas. A experimentação: raízes históricas, sociais e filosóficas. A presença dos tópicos temáticos sobre meio ambiente, animais, vegetais e corpo humano: conteúdos, metodologia, o uso das tecnologias e avaliação. |
Estágio Supervisionado I | A prática pedagógica no exercício cotidiano do professor da educação infantil. Análise da organização do trabalho docente e o saber prático do professor. A sala de aula como espaço de produção do saber e suas relações com as transformações educacionais. sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas. |
Seminário Integrador V | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História | Fundamentos do conhecimento histórico e as implicações com o fazer pedagógico na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Estudo da história local como referência para a compreensão dos sujeitos históricos: noções do tempo / espaço histórico, sua evolução e marcos significativos. |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia | Fundamentos do conhecimento da Geografia: conceitos e importância social. O espaço geográfico como categoria fundamental da geografia. Os conceitos geográficos – lugar, paisagem, território, região, espaço geográfico – e sua aplicabilidade no nível da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Construção e desenvolvimento das noções de espaço e/ou alfabetização cartográfica. |
Leitura e Produção textual | A interação leitor/escritor – texto/contexto: a função social da leitura e escrita. Leitura e escola: cultura, poder e convivência social. Os diversos portadores de texto (impressos e imagéticos). A formação do leitor. Leitura e produção de texto na alfabetização e nas séries iniciais. |
Gestão da Educação | A história dos processos de gestão da escola brasileira. A gestão dos sistemas de ensino. A gestão participativa na unidade escolar (projeto pedagógico, PDE, tempos, espaços e rotinas). |
Educação de Jovens e Adultos | Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sociopolítico da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. |
Estágio Supervisionado II | O trabalho docente no espaço escolar. Conhecimento do projeto pedagógico da escola, as rotinas e tempos escolares. Momentos de observação em sala de aula: conhecimento do contexto escolar (o professor, o aluno e a docência). |
Seminário Integrador VI | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Educação no Campo | A educação do campo e no campo. Os fundamentos da educação do campo. O perfil da educação do campo no Brasil: raízes históricas, sociológicas e pedagógicas. A pedagogia da terra e implicações para a educação do campo. |
Arte – Educação | A arte como objeto de conhecimento e suas relações com a Educação, a Cultura e a Tecnologia. A metalinguagem da arte em suas diversas vertentes e as relações com o processo real / simbólico / imaginário do pensamento humano. Arte, criatividade e expressão na educação infantil e de ensino fundamental. |
Metodologia da Pesquisa em Educação II | A pesquisa no contexto da docência e da sala de aula. A ação e reflexão do fazer docente. Acompanhamento e orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso/TCC. |
Estágio Supervisionado III | O trabalho docente e a prática pedagógica voltada para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Observação, ação e reflexão da dinâmica da sala de aula. O fazer pedagógico em suas diferentes dimensões. |
Educação ambiental | Educação Ambiental e Cidadania. Percepção da realidade ambiental. A relação Educação Ambiental-Qualidade de vida. Projetos, reflexões e práticas de Educação Ambiental. Integração Escola-Meio Ambiente-Comunidade. Análise da visão multi/inter e transdisciplinar sobre meio ambiente. Políticas Públicas de Meio Ambiente/Municipal, Estadual e Federal. |
Seminário Integrador VII | Atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo. |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais | Especificidades linguísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação das linguagens e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Aquisição da linguagem e a usos de textos produzidos em Português e/ou em LIBRAS. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS. |
Trabalho de Conclusão de Curso / TCC | Orientação, discussão, análise e reflexão da ação docente para organização e conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso/TCC. |
Linguagem e Hipertexto | As diferentes linguagens midiáticas. O uso e o significado dessas linguagens na construção do conhecimento e no trabalho docente. As linguagens e o hipertexto na construção do trabalho acadêmico. |
Movimentos Sociais | Abordagens teóricas que fundamentam a discussão sobre movimentos sociais. Trajetória da Educação Popular no Brasil e na América Latina (a partir dos anos 50) e sua relação com o contexto sociopolítico e cultural. As lutas sociais por educação na sociedade contemporânea. As ações coletivas e a nova configuração da sociedade brasileira. |
Projetos Educacionais | Projetos educacionais, o estudo dos modelos de planejamento e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social. |
Tópicos Especiais em Educação | Estudo, análise e reflexões de temas em educação que sejam oportunos no momento para a formação dos professores. |