Apresentação

O curso de Licenciatura em Pedagogia tem por objetivo formar profissionais (professores) para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo a oportunidade da leitura crítica da realidade educacional em suas múltiplas linguagens e a contextualização histórica e social, contribuindo para a compreensão das exigências educacionais, situando o futuro professor como sujeito integrante e integrado da/na sociedade.

O regime do Curso será semestral tendo duração de 3.305 (três mil, trezentos e cinco) horas/aulas, distribuídas em 2.610 (duas mil, seiscentas e dez) horas/aulas teóricas, 90 horas/aulas práticas, 405 (quatrocentas e cinco) horas/aulas de estágios e mais 200 (duzentas) horas/aulas em atividades complementares.

O sistema de avaliação do rendimento escolar obedecerá aos critérios gerais estabelecidos pelo Regimento Geral da Universidade.

Matriz Curricular

Na tabela a seguir serão apresentadas as disciplinas que constituem cada um dos núcleos temáticos. Segue, na sequência, as disciplinas com suas cargas horárias distribuídas nos respectivos módulos semestrais e, depois, o ementário geral.

Núcleo TemáticoDisciplinas
1. Educação, História e SociedadeSociologia, Filosofia, História, Educação a Distância, Metodologia do Trabalho Científico e Seminário Integrador
2. Docência e Fundamentos da EducaçãoAntropologia e Educação, Psicologia e Educação, Didática, Tecnologias, Fundamentos da Docência, Metodologia da Pesquisa em Educação, Teoria do Conhecimento e Seminário Integrador
3. Aprendizagem e LinguagensAlfabetização e Letramento, Linguística, Didática e Tecnologias, Psicologia da Educação II, Fundamentos da Educação Infantil e Seminário Integrador
4. Educação, Currículo e AvaliaçãoCurrículo, Avaliação de Aprendizagem, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa, Educação Inclusiva, Educação, Ludicidade e Corporeidade, Educação e relações étnico-raciais, Seminário Integrador
5. Políticas, Saberes escolares e práticas docentesLiteratura infanto-juvenil, Políticas Públicas da Educação, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, Seminário Integrador e Estágio Supervisionado/Educação Infantil
6. Educação escolar e práticas docentesLeitura e produção textual, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Gestão da Educação, Estágio Supervisionado/anos iniciais do ensino fundamental e Seminário Integrador
7. Identidade e práticas docentesArte-educação, Educação no Campo, Metodologia da Pesquisa em Educação, Educação Ambiental, Seminário Integrador e Estágio Supervisionado/anos iniciais do ensino fundamental.
8. Linguagens midiáticas na formação docenteLinguagem e Hipertexto, Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais, Educação no Campo, Trabalho de Conclusão de Curso/TCC e Seminário Integrador.
OPTATIVAS – Movimentos Sociais, Projetos Educacionais e Tópicos Especiais em Educação
MóduloNúcleo Temático: Educação, História e SociedadeCHCréditos
ISociologia e Educação6004
Filosofia e Educação6004
História da Educação6004
Metodologia do Trabalho Científico6004
Educação a Distância6004
Seminário Integrador I3002
33022
MóduloNúcleo Temático: Docência e Fundamentos da EducaçãoCHCréditos
IIAntropologia e Educação6004
Psicologia e Educação6004
Didática e Tecnologias6004
Fundamentos da Docência6004
Teoria do Conhecimento6004
Metodologia da Pesquisa e Educação I6004
Seminário Integrador II3002
39026
MóduloNúcleo Temático: Aprendizagem e LinguagensCHCréditos
IIIAlfabetização e Letramento7505
Linguística6004
Didática e Tecnologias II6004
Psicologia e Educação6004
Fundamentos da Educação Infantil6004
Seminário Integrador III3002
34523
MóduloNúcleo Temático: Educação, Currículo e AvaliaçãoCHCréditos
IVCurrículo6004
Avaliação de Aprendizagem6004
Educação Inclusiva6004
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa7505
Educação e relações étnico-raciais6004
Educação, Ludicidade e Corporeidade6004
Seminário Integrador III3002
40527
MóduloNúcleo Temático: Políticas, saberes escolares e práticas docentesCHCréditos
VLiteratura Infanto-juvenil6004
Políticas Públicas da Educação6004
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática7505
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza7505
Estágio Supervisionado I / Educação Infantil135
Seminário Integrador V3002
43520
MóduloNúcleo Temático: Práticas docentesCHCréditos
VIFundamentos e Metodologia do Ensino da História7505
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia7505
Gestão da Educação6004
Leitura e Produção Textual6004
Educação de Jovens e Adultos6004
Estágio Supervisionado II / Anos Iniciais do Ensino Fundamental130
Seminário Integrador VI3002
49024
MóduloNúcleo Temático: Identidade e práticas docentesCHCréditos
VIIEducação no Campo6004
Arte-Educação6004
Educação Ambiental6004
Metodologia da Pesquisa em Educação II – TCC6004
Estágio Supervisionado III / Anos Iniciais do Ensino Fundamental135
Seminário Integrador VII3002
40518
MóduloNúcleo Temático: Linguagens Midiáticas na Formação DocenteCHCréditos
VIIIIntrodução à Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)6004
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC100
Linguagem e Hipertexto6004
Seminário Integrador VIII3002
OPTATIVASMovimentos Sociais6004
Tópicos Especiais em Educação
Projetos Educacionais
14
Total Geral40518

Polos de Apoio Presencial

» Amargosa
» Ibicuí
»
 Ilhéus
» Itabuna
» Teixeira de Freitas

Ementas

DisciplinasEmentas
Sociologia e EducaçãoFormação e desenvolvimento do pensamento sociológico. Análise dos fundamentos da sociologia da educação, articulando-os com o cotidiano escolar, o fenômeno do fracasso escolar, as políticas públicas e suas implicações sociais no contexto da sociedade tecnológica.
Filosofia e EducaçãoTemas filosóficos e suas diversidades de concepções: os filósofos clássicos, modernos e contemporâneos. A filosofia, o conhecimento, a tecnologia e a compreensão do fenômeno educacional.
Educação a Distância (EAD)O Ensino a distância e a educação a distância. A História da EAD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento.
História da EducaçãoTendências e práticas educacionais nas sociedades antigas, medievais, modernas e contemporâneas nos aspectos: políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. A origem das Universidades e o desenvolvimento do saber, Os diferentes períodos da história da educação brasileira.
Metodologia do Trabalho CientíficoA metodologia científica: implicações na produção do conhecimento. Visões e paradigmas sobre as ciências e seus objetos de estudo. As ciências e sua formalização: a produção do conhecimento científico. Sistematização do trabalho científico: resenha, resumo, fichamento, artigo, relatório, projeto etc.
Seminário Integrador IAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Antropologia e EducaçãoA formação histórica do pensamento antropológico e sua articulação com as ciências sociais. Os fundamentos da antropologia e a compreensão das relações entre cultura e educação. A importância da diversidade cultural nas práticas curriculares. Cultura e educação no contexto da sociedade tecnológica.
Psicologia e Educação IA constituição da Psicologia como Ciência. Abordagens sobre o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e psicossexual da criança. Aspectos bio-psico-social e afetivo do desenvolvimento humano e suas influências no processo de aprendizagem na escola. Estudo das teorias de base interacionista e sócio-interacionista sobre o desenvolvimento e aprendizado. A criança e o adolescente e sua vivência com os programas de TV, filmes, DVD, sites, jogos eletrônicos etc.
Fundamentos da DocênciaA docência: trabalho, profissionalização e identidade do professor. Os saberes docentes e a base de conhecimento para o ensino. Políticas de formação de professores no Brasil e na Bahia.
Didática e Tecnologias IContextualização da Didática desde a sua constituição à atualidade. As dimensões sócio-históricas da Didática: docência, cultura, método, avaliação, relação pedagógica e suas implicações na educação básica. O planejamento docente: a Didática e a formação do professor com vistas à organização do trabalho docente.
Metodologia da Pesquisa em Educação IA importância científica e social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. A pesquisa em educação. O projeto de pesquisa: consistência teórica e delineamento. Inserção teórico-prática do aluno no campo de atuação do Pedagogo.
Teoria do ConhecimentoAs teorias do conhecimento e sua relação com a aprendizagem e a formação de professores na sociedade tecnológica. O conhecimento e a revolução científica.
Seminário Integrador IIAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Alfabetização e LetramentoO processo da alfabetização e os seus diferentes métodos. As cartilhas de alfabetização: aspectos ideológicos, linguísticos e metodológicos. Práticas de Alfabetização versus aquisição da leitura e escrita. Linguagem e alfabetização: diferentes concepções teóricas. Letramento e a função social da leitura e escrita na sociedade.
LinguísticaPerspectivas teóricas básicas: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo. Ramos da Linguística que contribuem no processo de Alfabetização: Sociolinguística e Psicolinguística. O processo de aquisição da língua falada. Variação linguística. Estudo e conhecimento linguístico na diversidade de seus níveis e registros.
Didática e Tecnologias IIHistória das tecnologias na educação. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso das tecnologias na educação. Desenvolvimento de habilidades básicas para a interação sócio-técnica com o vídeo, televisão, rádio, computadores (software) e rede de comunicações, a exemplo da Internet. Propostas e projetos para produção de conhecimentos didáticos mediados pelo uso das tecnologias. As novas percepções de tempo e espaço nos novos territórios, formas de ensino e aprendizagem.
Psicologia e Educação IIContribuições das principais teorias psicológicas para a compreensão do processo ensino-aprendizagem: comportamentalismo e interacionismo. A construção do conhecimento, as teorias da aprendizagem e a prática pedagógica. Fatores sócio-ambientais e interpessoais da aprendizagem escolar. O sujeito como aprendente no contexto da sociedade tecnológica.
Fundamentos da Educação InfantilA concepção de infância nos diversos contextos e em diferentes momentos históricos até a contemporaneidade. A organização do espaço e do tempo da aprendizagem: as creches e pré-escolas.
Seminário Integrador IIIAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
CurrículoA historicidade do currículo: epistemologia e história. O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na relação com as políticas sociais. A relação escola/sociedade e o currículo. Currículo, escola, cultura, tecnologia e ideologia. Retrospectiva histórica da teoria do currículo no Brasil.
Avaliação da aprendizagemEstudo da teoria da avaliação e sua extensão ao cotidiano do professor, do estudante e das instituições educativas. O confronto entre avaliação formativa e a avaliação somativa. A avaliação processual.
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua PortuguesaFundamentos e concepções da linguagem e ensino da língua materna. Apropriação e domínio das modalidades da linguagem oral e escrita e aspectos gramaticais: usos e formas. O processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Subsídios para o desenvolvimento das capacidades e habilidades comunicativo-interativas.
Educação InclusivaOs fundamentos e história da educação inclusiva no Brasil e no mundo. A educação inclusiva no contexto das escolas públicas e privadas. As políticas de inclusão social.
Educação e relações étnico-raciaisAs relações étnico-raciais no contexto da escola. Abordagens sobre políticas no âmbito dos currículos escolares. A educação para a diversidade étnica, cultural e social. Escola básica, cultura e etnia: relações de poder simbólico e formação de subjetividades. A Lei 10.639/2003 e efeitos curriculares: razões da sua existência e o contexto de uma política pública.
Educação, Ludicidade e CorporeidadeA corporeidade e a ludicidade na prática educativa de crianças e jovens da escola básica. O corpo, saúde e bem estar psicossocial. Paradigmas sobre os estudos da corporeidade humana. O corpo na escola: linguagem, movimento e saúde. A representação do jogo, brinquedo e ludicidade na vida da criança, na escola e na aprendizagem. A linguagem do corpo na mídia e os jogos midiáticos.
Seminário Integrador IVAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Literatura Infanto-JuvenilLiteratura infanto-juvenil: discussões sobre o panorama histórico e gênero literário e suas características. Produção literária. A prática da leitura na escola e na sociedade. Pesquisa sobre literatura infanto-juvenil na escola, na biblioteca (livros, gibis etc), na televisão, CDROM e sites. A dimensão do imaginário na Literatura Infantil e a intertextualidade.
Políticas Públicas da EducaçãoConcepções teóricas de Estado. Estado e educação. O sistema de ensino: organização e funcionamento. Políticas educacionais e legislação do ensino: educação básica e ensino superior. A Lei 9394/1996. O ensino público e privado. Educação e cidadania, o papel político e social da escola
Formação do Leitor de LiteraturaLeitura conjunta e individual de poemas, contos, novelas e romances da literatura universal. Enfoque da literatura como trabalho artístico com a linguagem
Fundamentos e Metodologia do Ensino de MatemáticaFundamentos teórico-epistemológicos do ensino da Matemática. Estudo de conteúdos matemáticos direcionados para a aquisição de competências básicas necessárias à vivência no cotidiano: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. O raciocínio lógico-matemático e situações problemas – geometria, cálculo mental e operações fundamentais. A matemática: estudos, pesquisas e diferentes usos sociais e o significado matemático.
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza IFundamentos dos estudos dos fenômenos das ciências da natureza: implicações epistemológicas. A experimentação: raízes históricas, sociais e filosóficas. A presença dos tópicos temáticos sobre meio ambiente, animais, vegetais e corpo humano: conteúdos, metodologia, o uso das tecnologias e avaliação.
Estágio Supervisionado IA prática pedagógica no exercício cotidiano do professor da educação infantil. Análise da organização do trabalho docente e o saber prático do professor. A sala de aula como espaço de produção do saber e suas relações com as transformações educacionais. sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas.
Seminário Integrador VAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Fundamentos e Metodologia do Ensino de HistóriaFundamentos do conhecimento histórico e as implicações com o fazer pedagógico na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Estudo da história local como referência para a compreensão dos sujeitos históricos: noções do tempo / espaço histórico, sua evolução e marcos significativos.
Fundamentos e Metodologia do Ensino de GeografiaFundamentos do conhecimento da Geografia: conceitos e importância social. O espaço geográfico como categoria fundamental da geografia. Os conceitos geográficos – lugar, paisagem, território, região, espaço geográfico – e sua aplicabilidade no nível da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental: conteúdos, metodologia, uso das tecnologias e avaliação. Construção e desenvolvimento das noções de espaço e/ou alfabetização cartográfica.
Leitura e Produção textualA interação leitor/escritor – texto/contexto: a função social da leitura e escrita. Leitura e escola: cultura, poder e convivência social. Os diversos portadores de texto (impressos e imagéticos). A formação do leitor. Leitura e produção de texto na alfabetização e nas séries iniciais.
Gestão da EducaçãoA história dos processos de gestão da escola brasileira. A gestão dos sistemas de ensino. A gestão participativa na unidade escolar (projeto pedagógico, PDE, tempos, espaços e rotinas).
Educação de Jovens e AdultosOs fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sociopolítico da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania.
Estágio Supervisionado IIO trabalho docente no espaço escolar. Conhecimento do projeto pedagógico da escola, as rotinas e tempos escolares. Momentos de observação em sala de aula: conhecimento do contexto escolar (o professor, o aluno e a docência).
Seminário Integrador VIAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Educação no CampoA educação do campo e no campo. Os fundamentos da educação do campo. O perfil da educação do campo no Brasil: raízes históricas, sociológicas e pedagógicas. A pedagogia da terra e implicações para a educação do campo.
Arte – EducaçãoA arte como objeto de conhecimento e suas relações com a Educação, a Cultura e a Tecnologia. A metalinguagem da arte em suas diversas vertentes e as relações com o processo real / simbólico / imaginário do pensamento humano. Arte, criatividade e expressão na educação infantil e de ensino fundamental.
Metodologia da Pesquisa em Educação IIA pesquisa no contexto da docência e da sala de aula. A ação e reflexão do fazer docente. Acompanhamento e orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso/TCC.
Estágio Supervisionado IIIO trabalho docente e a prática pedagógica voltada para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Observação, ação e reflexão da dinâmica da sala de aula. O fazer pedagógico em suas diferentes dimensões.
Educação ambientalEducação Ambiental e Cidadania. Percepção da realidade ambiental. A relação Educação Ambiental-Qualidade de vida. Projetos, reflexões e práticas de Educação Ambiental. Integração Escola-Meio Ambiente-Comunidade. Análise da visão multi/inter e transdisciplinar sobre meio ambiente. Políticas Públicas de Meio Ambiente/Municipal, Estadual e Federal.
Seminário Integrador VIIAtividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas no módulo em estudo.
Introdução à Língua Brasileira de SinaisEspecificidades linguísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação das linguagens e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Aquisição da linguagem e a usos de textos produzidos em Português e/ou em LIBRAS. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS.
Trabalho de Conclusão de Curso / TCCOrientação, discussão, análise e reflexão da ação docente para organização e conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso/TCC.
Linguagem e HipertextoAs diferentes linguagens midiáticas. O uso e o significado dessas linguagens na construção do conhecimento e no trabalho docente. As linguagens e o hipertexto na construção do trabalho acadêmico.
Movimentos SociaisAbordagens teóricas que fundamentam a discussão sobre movimentos sociais. Trajetória da Educação Popular no Brasil e na América Latina (a partir dos anos 50) e sua relação com o contexto sociopolítico e cultural. As lutas sociais por educação na sociedade contemporânea. As ações coletivas e a nova configuração da sociedade brasileira.
Projetos EducacionaisProjetos educacionais, o estudo dos modelos de planejamento e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.
Tópicos Especiais em EducaçãoEstudo, análise e reflexões de temas em educação que sejam oportunos no momento para a formação dos professores.

Coordenação de Curso

Profa. Dra. Lívia Andrade Coelho