1. APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Matemática a distância na UESC terá a incumbência de formar o professor de Matemática para o exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de forma competente, criativa e crítica, buscando respostas aos desafios e problemas da educação no mundo de hoje.

O professor formado nesse curso deverá ser capaz de exercer uma liderança intelectual, social e política nas unidades escolares regulares e, além disso, diante de um conhecimento matemático e de teorias da educação aprofundados, deverá reconhecer a realidade social, econômica e cultural da região em que trabalha e buscar alterações das condições de ensino e aprendizagem vigentes.

2. MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular

PERIODO Componente Curricular (Disciplina/Módulo) Carga Horária/Cr Categoria(Obrigatória/ Optativa/Eletiva) Pré-requisito(indicar o(s) pré-requisito(s) da disciplina) Teoria/Cr Prática/Cr Estagio/Cr Total/Cr
1 1 Matemática Básica 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
2 Geometria Plana 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
3 Educação e tecnologias 45/3 45/3 Obrigatória Não tem
4 História da Matemática 45/3 45/3 Obrigatória Não tem
5 Seminário I 15/1 30/1 45/3 Obrigatória Não tem
2 1 Pré-Cálculo 60/4 60/4 Obrigatória Matemática Básica
2 Geometria Analítica I 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
3 Matemática Discreta 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
4 Geometria Espacial 75/5 75/5 Obrigatória Geometria Plana
5 Leitura e Produção Textual 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
3 1 Cálculo I 60/4 60/4 Obrigatória Pré-Cálculo
2 Geometria Analítica II 60/4 60/4 Obrigatória Geometria Analítica I
3 Álgebra Linear I 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
4 Construções Geométricas 60/4 60/4 Obrigatória Geometria Plana
5 Didática 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
6 Fundamentos da Docência 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
4 1 Cálculo II 60/4 60/4 Obrigatória Cálculo I
2 Álgebra Linear II 75/5 75/5 Obrigatória Álgebra Linear I
3 Probabilidade e Estatística 60/4 60/4 Obrigatória Matemática Discreta
4 Instrumentação do Ensino da Geometria 45/3 30/1 75/4 Obrigatória Geometria Espacial e Construções Geométricas
5 Metodologia da Pesquisa I 30/2 30/1 60/3 Obrigatória Não tem
5 1 Cálculo III 60/4 60/4 Obrigatória Cálculo II
2 Álgebra I 60/4 60/4 Obrigatória Matemática Básica e Matemática Discreta
3 Introdução às Ciências Físicas I 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
4 Informática no Ensino de Matemática 30/2 30/1 60/3 Obrigatória Não tem
5 Estágio Supervisionado I 90/2 90/2 Obrigatória Não tem
6 Políticas Públicas em Educação 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
6 1 Cálculo IV 60/4 60/4 Obrigatória Cálculo III
2 Introdução às Ciências Físicas II 60/4 60/4 Obrigatória Introdução às Ciências Físicas I
3 Álgebra II 60/4 60/4 Obrigatória Álgebra I
4 Avaliação da Aprendizagem 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
5 Metodologia do Ensino de Matemática 45/3 30/1 75/4 Obrigatória Não tem
6 Estágio Supervisionado II 90/2 90/2 Obrigatória Estágio Supervisionado I
7 Metodologia da Pesquisa II 30/2 30/1 60/3 Obrigatória Metodologia da pesquisa I
7 1 Equações Diferenciais 75/5 75/5 Obrigatória Cálculo III e Álgebra Linear I
2 Instrumentação do Ensino de Aritmética e Álgebra 45/3 30/1 75/5 Obrigatória Cálculo I e Álgebra I
3 Elementos de Análise Real 60/4 60/4 Obrigatória Cálculo I e Álgebra I
4 Educação e Relações Étnico-Raciais 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
5 Estágio Supervisionado III 90/2 90/2 Obrigatória Estágio Supervisionado II
6 Seminário II 15/1 30/1 45/3 Obrigatória Não tem
8 1 Libras 30/2 30/1 60/3 Obrigatória Não tem
2 Movimentos Sociais e Educação 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
3 Estágio Supervisionado IV 135/3 135/3 Obrigatória Estágio Supervisionado III
4 Trabalho de Conclusão de Curso 120/4 120/4 Obrigatória Metodologia da Pesquisa II
5 Educação Especial e Inclusiva 60/4 60/4 Obrigatória Não tem
5 Seminário III 15/1 30/1 45/3 Obrigatória Não tem
Total 2175 420 405 3000

3. POLOS DE APOIO PRESENCIAL – TURMA 2017
IBICUI, ILHÉUS E TEIXEIRA DE FREITAS

4. EMENTAS

Primeiro semestre:

1. Matemática Básica
Carga horária: 60 horas
Números naturais, inteiros, racionais e reais. Progressão aritmética e geométrica. Produtos notáveis fatoração e equação do segundo grau. Resolução de equações e inequações. Trigonometria no triângulo retângulo. Noção de função real. Função afim.

2. Geometria Plana
Carga horária: 60 h.
Noções elementares. Congruência de triângulos. Polígonos convexos. Ângulos em uma circunferência. Quadriláteros notáveis. Pontos notáveis de um triângulo. Segmentos proporcionais e triângulos semelhantes. Triângulo Retângulo e triângulo qualquer. Polígonos regulares Comprimento de uma circunferência. Áreas de superfícies planas.

3. Seminário I
Carga horária: 45 h.
Objetos de Aprendizagem (OA) no ensino de Matemática: definição dos Objetos de Aprendizagem (OA), características e tipos de (OA). A Teoria Interacionista dos Objetos de Aprendizagem (OA) e suas as relações com a Teoria da Aprendizagem Significativa. Os repositórios nacionais e internacionais de Objetos de Aprendizagem (OA): RIVED (Red Internacional Virtual de Educación; LabVirt (Laboratório Didático Virtual); PROATIVA; MERLOT (Multimedia Educacional Resource for Learning and Online Teaching).

4. História da Matemática
Carga horária: 45 h.
A Matemática nas civilizações antigas: Egito e Mesopotâmia. Matemática Grega. Aritmética Geometria e a Álgebra Geométrica Grega. Evolução histórica de conceitos fundamentais da Matemática: Números, Função e Infinito. Resolução de equações polinomiais. Teoria dos Grupos. Geometria Analítica. O Cálculo. A Construção dos Números Reais. Teoria dos Conjuntos e Números Transfinitos de Cantor. História da matemática e educação matemática. História da matemática na formação do professor de matemática. História da matemática como fonte de pesquisa. História da matemática como recurso didático.

5. Educação e Tecnologias
Carga Horária: 45 h.
Tecnologia como área do conhecimento humano. Evolução, análise crítica e ênfases contemporâneas. Novas tecnologias, processo de industrialização e organização do trabalho escolar. Formação docente e discente para apropriação e usos das tecnologias digitais. Políticas públicas para inserção de tecnologias nas escolas públicas. As concepções pedagógicas e a competência docente: critérios para seleção e utilização de recursos.

Segundo semestre:

1. Matemática Discreta
Carga horária: 60 h.
Linguagem e Lógica. Teoria dos Conjuntos. Combinatória de Contagem.

2. Pré-Cálculo
Carga horária: 60 h.
Polinômios. Função real de variável real. Gráficos das funções elementares. Transformações de gráficos. Traçado de gráficos de funções que são parte das cônicas. Função inversa. Funções trigonométricas. Funções trigonométricas inversas. Função potência. Função exponencial e função logarítmica. Números complexos.

3. Geometria Espacial
Carga horária: 75 h.
Introdução à Geometria Espacial. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeção ortogonal.
Distância, ângulos, diedros e triedros. Superfície poliédrica. Poliedros. Prisma. Pirâmide. Cilindro de revolução. Cone de revolução. Esfera. Sólidos semelhantes. Troncos. Inscrição e circunscrição de sólidos.

4. Geometria Analítica I
Carga horária: 60 h.
Coordenadas no plano. Vetores no plano, propriedades, representação gráfica, produto interno. Projeções ortogonais. Equação da reta, inclinação. Trinômio do segundo grau. Cônicas como lugar geométrico. Curvas no plano, equações das cônicas, identificação e gráficos. Coordenadas polares. Parametrização de curvas planas.

5. Leitura e Produção Textual
Carga Horária: 60
Análise e Interpretação de textos. O padrão culto da língua portuguesa. Regras Gramaticais. Coesão e coerência textual. Produção textual: descrição, narração, dissertação. Elaboração de problemas. Elaboração de resumos, redação de textos dissertativos.

Terceiro semestre:

1. Cálculo I
Carga horária: 60 h.
Funções reais de uma variável real. Limites, limites laterais e no infinito, e assíntotas.
Continuidade. Diferenciabilidade e derivadas. Regra da cadeia, derivação da função inversa, derivação implícita Derivadas de ordem superior. Aplicações da derivada: Máximos e Mínimos, taxas relacionadas gráficos e regra de L’Hospital.

2. Álgebra Linear I
Carga horária: 60 h.
Matrizes: matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Espaços vetoriais: espaço vetorial subespaços. Combinações lineares, independência linear, bases e dimensão. Transformações lineares: definição e exemplos. Teorema do núcleo e imagem, aplicações. Representação matricial de uma transformação linear. Mudança de base e coordenadas.

3. Construções Geométricas
Carga horária: 60 h.
Principais construções geométricas em Geometria Euclidiana Plana, fundamentadas em sua axiomática. Construções de Arcos de Circunferência. Construções de polígonos. Transformações geométricas no plano. Ovais e Curvas Cíclicas. Cônicas. Resolução de problemas geométricos com régua e compasso.

4. Geometria Analítica II
Carga horária: 60 h.
Coordenadas no espaço. Vetores no espaço. Equações paramétricas de retas e planos. Posições relativas entre dois planos, uma reta e um plano e entre duas retas. Produto interno e projeções ortogonais de vetores. Equação cartesiana do plano; reta como interseção de planos. Produto vetorial. Produto misto. Distâncias. Ângulos. Superfícies Cilíndricas Superfícies Regradas e de Revolução. Quádricas. Sistema de inequações e regiões no espaço. Parametrização de superfícies Coordenadas cilíndricas e esféricas.

5. Fundamentos da Docência
Carga horária: 60 h.
A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. A docência: trabalho, profissionalização e identidade do professor. Os saberes docentes e a base de conhecimento para o ensino. Relações pedagógicas no espaço escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Fracasso, sucesso, permanência, longevidade e evasão escolar. Políticas de formação de professores no Brasil e na Bahia.

6. Didática
Carga horária: 60 h.
Percurso histórico da Didática até a contemporaneidade. A Didática e suas abordagens. A escola e a sala de aula enquanto espaços de aprendizagem. A aula como forma de organização do ensino. O Planejamento institucional e a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. O planejamento de ensino (em suas diferentes modalidades) como instrumento de organização do trabalho docente.

Quarto semestre:

1. Cálculo II
Carga horária: 60 h
Integral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de integração: substituição simples por partes, frações parciais, integração de potências e produtos de funções trigonométricas Integrais Impróprias e critérios de convergência. Cálculo de áreas, volumes e comprimentos de curvas.

2. Álgebra Linear II
Carga horária: 75 h
Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores. O teorema espectral. Matrizes simétricas Matrizes ortogonais. Projeção, reflexão e rotação no plano e no espaço. Identificação de cônicas e quádricas, autovalores complexos.

3. Instrumentação do Ensino da Geometria
Carga horária: 60 h.
Estudo de tópicos da História da Matemática relevantes para o entendimento do estágio atual do conhecimento geométrico. Desenvolvimento de habilidades matemáticas importantes para a formação do raciocínio geométrico: a visualização de situações geométricas no plano e no espaço; a representação de situações geométricas por meio de diversos recursos didáticos; a conjectura e sua relação com a organização formal do pensamento; a leitura e a interpretação de textos e a sua aplicação no ensino fundamental e médio. Geometria e interdisciplinaridade.
Materiais pedagógicos e os PCN: desenvolvimento, confecção e utilização de materiais pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem de conteúdos geométricos relacionados à Análise, Álgebra e outras Ciências

4. Probabilidade e Estatística
Carga horária: 60 h.
Estatística Descritiva; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão; Probabilidade;
Independência de Eventos; Teorema da Probabilidade Total; Teorema de Bayes;

5. Metodologia da Pesquisa I
Carga horária: 60 h.
Introdução à pesquisa Científica: definição e diferença entre Pesquisa, Métodos e Técnicas. Problemas, Hipótese e Variáveis: definição e formulação. Tipos de pesquisa: experimental e a não experimental. Construção de problemas de pesquisa a partir do campo de ensino da matemática.

Quinto semestre:

1. Cálculo III
Carga horária: 60 h.
Funções vetoriais de uma variável real: limite, continuidade, derivada e integral. Funções reais de várias variáveis reais: conjuntos de níveis, limite, continuidade, Diferenciabilidade e derivadas parciais, derivadas parciais de ordens superiores, formas locais e derivação implícita, gradiente e SUA interpretação geométrica, derivadas direcionais, regra da cadeia, máximos e mínimos interpretação geométrica, derivadas direcionais, regra da cadeia, máximos e mínimos, Multiplicadores de Lagrange.

2. Álgebra I
Carga Horária: 60 h
Números inteiros. Princípio da Boa Ordem. Teorema de Indução. Teorema de Divisão de Euclides. MDC. MMC. Teorema dos Ideais Principais. Números primos. Classes de congruência módulo n. Critérios de divisibilidade. Anel dos inteiros módulo n. Pequeno
Teorema de Fermat. Função Phi de Euler. Equações diofantinas lineares. Teorema Chinês dos Restos.

3. Introdução às Ciências Físicas I
Carga horária: 60 h.
O método científico. Ótica geométrica. Noções introdutórias de Astronomia e de Mecânica da Partícula. A observação experimental e a realização de medidas.

4. Informática no Ensino da Matemática
Carga horária: 60 h.
O uso de softwares de geometria dinâmica, de computação simbólica, de gráfico de funções e de planilha de cálculo no ensino e aprendizagem da matemática. Análise de páginas WEB e outros programas livres. Produção de material didático com o uso de novas tecnologias. Planejamento e execução de aulas em ambiente informatizado.

5. Politicas Públicas em Educação
Carga horária: 60 h.
Sociedade, Estado e Educação. A política educacional no contexto das políticas públicas. Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais expressas nas reformas educacionais, na legislação de ensino e nos projetos educacionais. Políticas públicas de educação com ênfase na educação básica.

6. Estágio Supervisionado I
Carga horária: 90 h.
Estágio de observação. O funcionamento da escola. Atividade docente, desde o planejamento até a avaliação. A observação como atividade crítica, capaz de revelar tanto situações problemáticas na prática pedagógica quanto as soluções encontradas. A observação sem instrumento específico; a elaboração de ficha de observação e a utilização de ficha de avaliação. O cotidiano da escola como elemento deflagrador de uma prática pedagógica libertadora.

Sexto semestre:

1. Cálculo IV
Carga horária: 60 h.
Integral dupla, Teorema de Fubini, mudança de variáveis na integral dupla. Integral tripla, mudança de coordenadas. Integrais de linha de campos escalares. Integrais de linha de campos vetoriais trabalho e campos conservativos; integrais de linha sobre campos conservativos. Rotacional de um campo. Teorema de Green. Integrais de superfície de campos escalares; Integrais de superfície de campos vetoriais. Teorema de Stokes. Fluxo de um campo vetorial Divergente. Teorema de Gauss.

2. Avaliação da Aprendizagem
Carga horária: 60 h.
Avaliação como prática subsidiária no contexto geral da ação educativa. Padrões e tendências de avaliação em diferentes abordagens da educação. Pressupostos epistemológicos da avaliação. O caráter multidimensional da avaliação: dimensões da avaliação, aspectos metodológicos. Medida e avaliação: concepções distintas. Construção de instrumentos de avaliação. Análise de resultados. Avaliação externa: SAEB, ENEM e ENC. Avaliação com referência a competências.

3. Introdução às Ciências Físicas II
Carga horária: 60 h.
O método científico. Conceitos básicos de termometria e eletricidade. A observação experimental e a realização de medidas.

4. Álgebra II
Carga horária: 60.h
Anéis de polinômios: polinômios com coeficientes inteiros, reais e complexos. Irredutibilidade de polinômios. Critérios de irredutibilidade. Teorema fundamental da Álgebra. Noções básicas de Grupos, Subgrupos, Anéis e Subaneis.

5. Estágio Supervisionado II
Carga horária: 90 h.
Estágio de co-participação-planejamento e colaboração com o professor regente. O planejamento da atividade pedagógica submetido a uma crítica constante, de modo a atender às necessidades dos alunos. A elaboração do material didático. A avaliação como elemento deflagrador de novas ações pedagógicas. A elaboração e a correção de instrumentos de avaliação.

6. Metodologia de Pesquisa II
Carga horária: 60 h.
O projeto de pesquisa. O problema, a fundamentação teórica, a metodologia, o cronograma e o orçamento; Coleta de dados empíricos; Apresentação do Projeto e do Relatório de pesquisa, segundo as normas da ABNT.

7. Metodologia do Ensino de Matemática
Carga horária: 75h.
Importância e objetivos da matemática do ensino básico. Embasamento teórico-prático que possibilite a aquisição de uma postura didática em termos de refletir e tomar decisões diante dos problemas do ensino da Matemática na escola de ensino fundamental e médio. Análise e organização de programas de ensino.

Sétimo semestre:

1. Equações Diferenciais
Carga horária: 75 h.
Introdução histórica às Equações Diferenciais, soluções e problemas com valores iniciais. Técnicas de resolução de Equações Diferenciais de primeira ordem: equações exatas e equações homogêneas. Equações diferenciais lineares de segunda ordem – equações homogêneas e não-homogêneas Variação de parâmetros. Sistemas de Equações lineares. Aplicações: dinâmica de populações, decaimento radioativo, leis de movimento de Newton.

2. Instrumentação do Ensino da Aritmética e da Álgebra
Carga horária: 75 h.
Estudo de tópicos da História da Aritmética e Álgebra relevantes para o entendimento do estágio atual do conhecimento matemático. Desenvolvimento de habilidades matemáticas importantes para a formação do raciocínio matemático: o uso da linguagem simbólica como meio de representação da linguagem matemática. Uma análise crítica, do ponto de vista lógico, cognitivo e didático de textos de Matemática e de Educação Matemática. Apresentação de Conceitos Fundamentais que perpassam a Álgebra e a Aritmética apresentadas na Educação Básica. Análise e apresentação dos erros comuns, propostas de encaminhamento metodológico: materiais pedagógicos e recursos computacionais. Interdisciplinaridade e os PCN. Atividades transversais ao Ensino de Aritmética e Álgebra.

3. Elementos de Análise Real
Carga horária: 60 h.
O conjunto dos números reais: propriedades algébricas e de ordem, ínfimo e supremo
Sequências e séries numéricas. Limite, continuidade e Diferenciabilidade de funções reais a uma variável real.

4. Educação e Relações Étnico-Raciais
Carga horária: 60 h
Educação e Relações Étnico-raciais As relações étnico-raciais no contexto da escola. Abordagens sobre políticas no âmbito dos currículos escolares. A educação para a diversidade étnica, cultura e social. Escola básica, cultura e etnia: relações de poder simbólico e formação de subjetividades. A Lei 10.639/2003 e efeitos curriculares: razões da sua existência e o contexto de uma política pública.

5. Estágio Supervisionado III
Carga horária: 90h.
Estágio de participação. Atividade docente, desde o planejamento até a avaliação. A participação em todas as instâncias e momentos da prática pedagógica. O planejamento, a regência de classe e avaliação, como atividades críticas, capazes de revelar dificuldades e fomentar soluções diferenciadas para as necessidades dos alunos.

6. Seminário II
Carga horária: 45h
Etnomatemática: Concepção histórica, caracterização da Etnomátemática. Fatores sócio-culturais sobre as práticas matemáticas em determinados grupos etno sociais . O currículo no contexto da Etnomatemática. A Etnomatemática como recurso pedagógico. Panorama histórico e atual das pesquisas em Etnomatemática no Brasil e no exterior.

Oitavo semestre:

1. Libras
Carga horária: 60h.
Definição de Libras, cultura e comunidade surda; surdos quanto à minoria linguística;
retrospectiva da Educação de surdos no Brasil – Escuta Brasil; aquisição da Língua de Sinais por crianças surdas; diversos aspectos da Gramática da Libras; alfabeto manual e sistema de transcrição para Libras; expressão faciais afetivas e expressões faciais específicas; interrogativas, exclamativas, negativas e afirmativas; homonímia e polissemia; quantidade, número cardinal e ordinal; valores monetários; estruturas interrogativas; uso do espaço e comparação; classificadores para formas; classificadores descritivos para objetos; localização espacial e temporal; famílias; alimentos; transportes. Prática dos conteúdos em sala de aula.

2. Movimentos Sociais e Educação
Carga horária: 60 h.
A organização e luta de classes e os movimentos sociais no Brasil. As principais abordagens e perspectivas analíticas sobre movimentos sociais. As lutas dos movimentos sociais e sua relação com a educação: operário, feminino, ambientalista, contracultura, indígena, negro, GLBT, terra e direitos humanos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Lutas sociais por educação na sociedade contemporânea. Análise da relação dos movimentos, suas teorias e práticas de aprendizagem no campo da educação não formal. Os Movimentos sociais e a educação do campo: desenvolvimento, sujeitos e escola do campo na perspectiva do projeto educativo dos trabalhadores do campo.

3. Trabalho de Conclusão de Curso
Carga horária: 120 h
Elaboração de trabalho de conclusão de curso, que poderá constituir-se em forma de monografia, artigo científico e/ou produção/instalação multimidiática. O trabalho deverá versar sobre tema relacionado ao ensino da matemática.

4. Estágio Supervisionado IV
Carga horária: 135 h.
Estágio de co-participação- planejamento e colaboração com o professor –regente. O planejamento; a elaboração de material didático; a avaliação como elemento deflagrador de novas ações pedagógicas. Estágio de participação em todas as instâncias e momentos da prática pedagógica. O planejamento, a regência de classe e a avaliação, como atividades críticas, capazes de revelar dificuldades e formentar soluções diferenciadas para as necessidades dos alunos.

5. Educação Especial e Inclusiva
Carga horária: 60 horas
Estuda os aspectos históricos e legais da Educação Especial e Inclusiva. A inclusão dos alunos com necessidades especiais e com deficiência no contexto das escolas públicas e privadas. As adaptações curriculares, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. A Base legal da educação especial e inclusiva. Função das salas multifuncionais na Educação Básica.

6. Seminário III
Carga horária: 45 h.
Desenvolvimento do estudo de campo sobre o ensino de Matemática em diferentes contextos educacionais: Educação de Jovens e Adultos; Ensino técnico-profissionalizante; Educação em movimentos sociais; Educação Inclusiva. Percepção das práticas pedagógicas em Matemática adotadas nos ambientes de estudo para favorecer a aprendizagem.