Licenciatura em Letras Vernáculas

Coordenação do Curso: Prof.ª Patrícia Argôlo Rosa
E-mail: letrasuab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5047
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50

APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, na modalidade EAD, visa formar profissionais aptos a atuarem como docentes na área de Língua Portuguesa e suas literaturas, na educação básica, nos segmentos dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, buscando, de maneira específica, formar professores para:

  • lidar de forma crítica e intercultural com a língua e as linguagens, utilizando-as em suas várias modalidades;
  • refletir teoricamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, além de desenvolver estudos científicos, com vistas à produção e à divulgação de conhecimentos, propiciando a continuidade de sua formação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas;
  • desenvolver metodologias inovadoras e recursos didáticos diversificados, alinhados de forma consistente aos objetivos educacionais estabelecidos, promovendo uma integração eficaz com as dinâmicas de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais;
  • realizar avaliações de aprendizagem e autoavaliações, fundamentadas em critérios rigorosamente definidos, para garantir uma mensuração precisa do progresso educacional, proporcionando uma abordagem abrangente e justa;
  • cultivar uma postura profissional pautada pela ética e fomentar a responsabilidade social, reconhecendo a ciência como um conhecimento historicamente construído, moldado por diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • analisar as atuais abordagens no ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, fundamentando-se em diversas áreas teóricas, no intuito de superar a replicação fragmentada de conhecimentos e associar estes (conhecimentos) às situações cotidianas ao adotar uma perspectiva de língua/linguagem como prática discursiva e social;
  • proporcionar práticas educacionais que promovam a autonomia formativa dos estudantes, estimulando processos de reflexão teórico-prática e resolução de problemas;
  • integrar ensino, pesquisa e extensão na produção, disseminação e intercâmbio de conhecimentos no campo do ensino da língua materna e suas literaturas, enriquecendo a prática pedagógica e fortalecendo a conexão entre teoria e prática.

O curso tem regime semestral com duração de 3.440 (três mil e quatrocentas e quarenta) horas/aulas, 2.654 (duas mil, seiscentas e cinquenta e quatro) horas de componentes curriculares, 180 (cento e oitenta) horas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), 200 horas de ATPA (Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento), 435 (quatrocentas e trinta e cinco) horas das Atividades de Extensão (ACEx) em alguns componentes curriculares e 405 (quatrocentos e cinco) horas de Estágio curricular supervisionado.

O sistema de avaliação do rendimento escolar obedecerá aos critérios gerais estabelecidos pelo Regimento Geral da Universidade.

MATRIZ CURRICULAR

Na tabela a seguir serão apresentadas as disciplinas que constituem cada semestre com suas cargas horárias e quantidade de créditos.

POLOS DE APOIO PRESENCIAL

O curso está sendo ofertado nos seguintes Polos:

  1. Brumado
  2. Ibicuí
  3. Ibotirama
  4. Ilhéus
  5. Itabuna
  6. Itamaraju
  7. Itapetinga
  8. Jequié
  9. Teixeira de Freitas
  10. Valença
  11. Vitória da Conquista

EMENTAS

Disciplinas Ementas
Primeiro semestre
Filosofia e Educação – OB/60 horas (T)/ 04 créditos Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosóficas-educacionais. A filosofia como exercício de interrogação e (re)ligação de saberes. A dimensão filosófica das diretrizes educativas frente à totalidade e concretude da condição humana. Filosofia e educação como campos organizativos na era planetária capazes de articular a ação docente, nas dimensões intra, multi e transdisciplinarmente.
Introdução aos Estudos Literários –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Conceitos de literatura. Gêneros e modos literários (narrativo, lírico, dramático). Periodização e movimentos estéticos. A leitura e seus operadores.   Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Introdução aos Estudos Linguísticos I – OB/90 horas (T)/06 créditos A Linguística como ciência: percurso histórico, objeto, objetivos e orientações teórico-metodológicas no século XX para o estudo e a compreensão da natureza e do funcionamento da Linguagem humana.
Oficina de Leitura e Produção de Texto I – OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos Ementa:  Práticas de leitura e produção de textos, com ênfase nos aspectos Interpretativos dos gêneros acadêmicos. Tratamento enunciativo-argumentativo do texto na perspectiva da análise de gêneros.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Letramentos digitais e EAD – OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos O ensino a distância e a educação a distância. A história da EaD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EaD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EaD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática.
Segundo semestre
História e Educação –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Análise e evolução da educação no Brasil, visando à compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros em suas relações com os contextos sociais, econômicos e políticos, em que se encontram inseridos.
Fundamentos de Políticas Públicas e Gestão Educacional –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Aspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e o Ensino Superior. Financiamento da educação. Aspectos legais e reais da formação e atuação dos profissionais da área educacional. A política de formação do profissional da educação na Bahia. Organização do ensino no Brasil e no Estado da Bahia.
Literatura e outras linguagens –  OB/45 horas (T) 30 horas (P)/ 04 créditos Revisão dos conceitos de Linguagem. Dialogismo, Interdiscursividade, Intertextualidade. Gêneros literários, indústria cultural e intermidialidade. Ensino da Literatura como experimentação e como prazer.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Oficina de Leitura e Produção de Texto II – OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos Práticas de leitura e produção de textos acadêmicos escritos e orais na perspectiva da metodologia científica. As habilidades da leitura e da produção textual como eixos integradores das práticas de estudo e pesquisa em língua portuguesa. Esses objetos de conhecimento serão trabalhados através de atividades de extensão, desde seu planejamento a sua execução.
Libras –  OB/60 horas (T)/ 03 créditos Compreensão e produção em Língua Brasileira de Sinais, nos diversos gêneros, em situações sócio discursivas no cotidiano em nível básico. Trabalho orientado para prática de habilidades viso-motoras e socioculturais em Libras, de acordo com a especificidade de cada curso.
Seminário Temático I –   OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos Atividades seminais elaboradas em perspectiva interdisciplinar e articuladas a temáticas próprias da contemporaneidade, tais como: relações de gênero, relações étnico-raciais, competência intercultural e temas afins. Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Terceiro semestre
Teoria do conhecimento e aprendizagem –   OB/90 horas (T)/06 créditos As teorias do conhecimento e sua relação com a aprendizagem e a formação de professores na sociedade tecnológica. O conhecimento e a revolução científica.
Tópicos em Educação Inclusiva –   OB/60 horas (T)/04 créditos A inserção da educação especial no sistema educacional brasileiro. Análise e reflexão da sua abordagem. Aspectos éticos e pedagógicos da incorporação de educandos com necessidades educativas especiais (n.e.e.) nas escolas regulares, voltados ao desenvolvimento pleno com vistas à sua inclusão na sociedade.
Análise comparativa de literaturas em língua portuguesa – OB/60 horas (T) 30 horas (P)/ 5 Créd. Estudo crítico de poemas, contos, novelas e romances das literaturas de língua portuguesa, numa perspectiva comparativista, histórica e cultural.
Literatura colonial no Brasil – OB/60 horas (T)/04 créditos Estudo de gêneros, práticas letradas, obras e linhas temáticas da literatura produzida no Brasil colonial e América Portuguesa. Interpretações atuais sobre a literatura colonial, considerando seus contextos de produção, circulação e recepção. Relações com obras literárias e notações culturais contemporâneas. Estudo das três principais linhas interpretativas da literatura colonial: a) romântico nacionalista; b) práticas letradas e c) presente de produção.
Língua e Cultura Latina –   OB/60 horas (T)/04 créditos Origem, expansão e dialetação da Língua Latina. Aspectos morfossintáticos e semânticos do Latim aplicados à compreensão dos processos de formação da Língua Portuguesa. Aspectos da literatura e cultura Latinas. A presença do Latim na Contemporaneidade.
Seminário Temático II –   OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos                   Atividades seminais elaboradas em perspectiva interdisciplinar e articuladas a temáticas próprias da contemporaneidade, tais como:  inteligência artificial; redes sociais e educação; livro didático e as tecnologias; Orientações curriculares, PCNs, BNCC e temas afins. Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Quarto semestre
Psicologia e Educação –   OB/60 horas (T)/04 créditos O papel e a importância dos estudos da psicologia para educação. O desenvolvimento e a aprendizagem na criança nas perspectivas da epistemologia genética piagetiana, da psicogênese de Wallon e sociointeracionista de Vygotsky. O conceito de atividade em Leontiev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem em Luria, Leontiev e Vygotsky. Atividades coletivas e desenvolvimento cognitivo: estudos pós-vygotskyanos.
Educação de Jovens e Adultos –   OB/60 horas (T)/04 créditos Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sociopolítico da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania.
Literatura Brasileira I –    OB/60 horas (T)/04 créditos Principais obras literárias do Romantismo e do Realismo brasileiros. Projeto de construção da identidade nacional. Formação do cânone. Independência e originalidade. Diversidade étnica e literaturas regionais. Estudos Interdisciplinares em perspectiva sincrônica.
Fonética, Fonologia e Ensino –    OB/60 horas (T)/04 créditos Conceitos básicos para o estudo de aspectos fonético-fonológicos do português brasileiro. Processos fonológicos e suas implicações no ensino da relação entre fala-escrita-ortografia.
Sociolinguística –  OB/60 horas (T)/04 créditos Vertentes teóricas: Concepções, objetos e métodos. Descrição e análise linguística de fenômenos de variação e de mudança do português brasileiro. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de língua materna.
Seminário Temático III –   OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos Atividades seminais elaboradas em perspectiva interdisciplinar e articuladas a temáticas próprias da contemporaneidade, tais como:  educação libertadora;  educação como processo social; educação e desenvolvimento; educação formal e informal como espaço político de luta; relação entre educação e desigualdade social e temas afins.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Quinto semestre
Fundamentos da docência –  OB/60 horas (T)/04 créditos A docência: trabalho, profissionalização e identidade do professor. Os saberes docentes e a base de conhecimento para o ensino. Políticas de formação de professores no Brasil e na Bahia.
Literatura brasileira II –   OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos Estudo da literatura modernista e contemporânea no Brasil. Antropofagia, culturas indígenas e “língua brasileira”. Literatura, autoritarismo e Direitos Humanos. Representações do espaço geográfico e social. Diálogos temáticos com produções culturais.
Sintaxe e Ensino – OB/60 horas (T)/ 04 créditos Descrição e análise de propriedades sintáticas da língua portuguesa a partir de diferentes teorias. Relação entre sintaxe e outros níveis Linguísticos, visando à compreensão e ao ensino de fenômenos sintáticos.
Morfologia e Ensino – OB/60 horas (T)/ 04 créditos Análise de aspectos morfológicos da língua portuguesa, a partir de diferentes teorias. Mecanismos lexicais, flexionais e derivacionais. Criação lexical. Morfologia, interfaces e ensino.
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura –   OB/30 horas (T) 60 horas (P)/04 créditos O ensino de português e literatura: pressupostos linguísticos/pedagógicos – da tradição à contemporaneidade. O lugar da gramática na escola. Metalinguagem e aprendizagem da norma. A oralidade no espaço da sala de aula. A literatura na sala de aula. Leitura e escrita – gêneros e tipos textuais.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Estágio Supervisionado I –   OB/135 horas (E)/03 créditos Investigação do cotidiano da escola, identificando a estrutura da escola, a proposta educativa, a organização do trabalho escolar e a vivência do ensino de LP.
Sexto semestre
Currículo – OB/60 horas (T)/ 04 créditos Relações de poder, ideologia e controle social na construção e concepção de currículo. Diferentes perspectivas na relação entre conhecimento científico, conhecimento popular e conhecimento escolar. Formulação de propostas dos diferentes sistemas, redes e níveis de ensino.
Literatura Baiana –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Estudo da produção literária baiana sob perspectivas que levem em conta cartografias de identidades, territorialidades, regionalidades em suas dimensões interna e externa.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Literatura, Imaginário, História e Cultura –    OB/90 horas (T)/ 04 créditos Literatura e colonização. Literatura e autoritarismo. Literatura, identidade, memória e esquecimento.
História da Língua Portuguesa: Portugal –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Expansão do Império Romano. Chegada dos romanos à Península Ibérica. Romanização do Noroeste da Península Ibérica. Decadência do Império Romano e dialetação do latim na Península Ibérica. Invasão Árabe. Guerras de Reconquista e expansão do romance galego-português do Noroeste para o eixo Coimbra-Lisboa, no Centro-Sul da Península Ibérica. Independência de Portugal. Testamento de Afonso II.
Análise do Discurso –  OB/60 horas (T)/ 04 créditos Diferentes vertentes dos estudos discursivos: bases epistemológicas e concepções de discurso. Princípios e procedimentos na análise discursiva. Análise discursiva e implicações para o ensino da língua portuguesa.
Estágio Supervisionado II –   OB/135 horas (E)/03 créditos Componente curricular, com abordagem teórico-prática, que objetiva a inserção do graduando na realidade educacional da escola pública ou em movimentos sociais, através da aplicação de projetos de Ensino, por meio de uma oficina pedagógica. Reflexões acerca da educação.
Sétimo semestre
Fundamentos de Avaliação Educacional –  OB/60 horas (T)/04 créditos A avaliação do rendimento escolar: funções e tipologia. Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa. A avaliação como instrumento indicador da organização e reorganização do trabalho docente. Avaliação como prática emancipatória e construção dialética.
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) –   OB/60 horas (T) 30 horas (P)/05 créditos A pesquisa científica na dimensão do linguístico e do literário. Pesquisa científica e princípios éticos. A pesquisa e sua inter-relação com o ensino e a extensão. Aspectos teórico-metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa, monografias. Normas da ABNT. Orientação para a elaboração de projetos de pesquisa em  Estudos Linguísticos ou em Estudos Literários.
Linguística Aplicada e Ensino de Língua Materna –   OB/60 horas (T)/04 créditos Percurso histórico da Linguística Aplicada; seu caráter Inter/transdisciplinar; fronteiras com outros campos epistemológicos. Reflexões sobre LA e ensino de LM.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Língua e literatura no cotidiano escolar: competências e habilidades na BNCC –   OB/60 horas (T)/04 créditos BNCC: percurso histórico. A estrutura da BNCC. Língua e literatura na BNCC ensino fundamental anos finais. Língua e literatura na BNCC, ensino médio.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Semântica e Ensino –   OB/60 horas (T)/04 créditos :   O problema do significado nas línguas naturais, com ênfase na língua portuguesa. As diferentes abordagens semânticas. Análise de fenômenos semânticos da língua portuguesa, visando o ensino.
Estágio Supervisionado III –   OB/135 horas (E)/03 créditos Participação efetiva do graduando em todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Fundamentação teórica acerca do fazer pedagógico.
Oitavo semestre
Letramento literário: formação do leitor e do repertório de literatura –   OB/30 horas (T) 30 horas (P)/03 créditos O conceito de letramento literário. Formação do leitor, entre o mercado e o cânone. Formação do repertório de literatura do professor.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Teorias Literárias –   OB/60 horas (T)/04 créditos Noções de teoria e crítica. Teoria Literária: tradição e reconfigurações. Revisões do cânone e tendências críticas contemporâneas.  Para os fins elencados, serão desenvolvidas atividades de extensão que promovam o diálogo desses conhecimentos com a comunidade, sob orientação e supervisão docente.
Pragmática –  OB/60 horas (T)/04 créditos O âmbito da pragmática. Fronteiras entre Semântica e Pragmática. Análise de recursos semântico-pragmáticos em gêneros discursivos.
História da língua portuguesa: Brasil –   OB/60 horas (T)/04 créditos Chegada dos primeiros portugueses ao Brasil. Tupinambá como língua predominante na costa, nos primeiros cem anos de colonização. Desenvolvimento das línguas gerais indígenas. Chegada dos africanos ao Brasil. Diferenciação social entre o campo e as cidades litorâneas. Difusão da língua portuguesa pelos africanos e afro-descentes ao longo dos ciclos econômicos coloniais. Polarização sociolinguística do Brasil e a hipótese da transmissão linguística irregular do português. Hipótese da deriva linguística na formação do português brasileiro.
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) –   OB/60 horas (T) 30 horas (P)/05 créditos Processo sistemático de pesquisa, orientação e elaboração de artigo científico ou de monografia em Estudos Linguísticos ou em Estudos Literários