Licenciatura em Letras Vernáculas

Coordenação do Curso: Prof.ª Patrícia Argôlo Rosa
E-mail: letrasuab@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5047
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h50

Apresentação

O curso de Licenciatura em Letras Vernáculas tem por objetivo formar profissionais aptos a atuarem como docentes na educação básica, nos segmentos do ensino fundamental e do ensino médio, na produção e difusão do conhecimento, enquanto professores capazes de lidar de forma crítica com a língua e as linguagens, utilizando-as em suas várias modalidades, refletindo teoricamente, sobre temas e questões relativos aos conhecimentos linguísticos e literários, além de desenvolver estudos científicos, com vistas à produção e à divulgação de conhecimentos, propiciando a continuidade de sua formação em Língua Portuguesa e respectiva Literatura.

O Curso tem regime semestral com duração de 3.200 (três mil e duzentas) horas/aulas, 2.615 (duas mil, seiscentas e quinze) horas/aulas teóricas, 180 (cento e oitenta) horas/aulas práticas, 405 (quatrocentas e cinco) horas/aulas de estágios e mais 200 (duzentas) horas/aulas em atividades complementares

O sistema de avaliação do rendimento escolar obedecerá aos critérios gerais estabelecidos pelo Regimento Geral da Universidade.

Matriz Curricular

Na tabela a seguir serão apresentadas as disciplinas que constituem cada um dos eixos temáticos. Segue, na sequência, as disciplinas com suas cargas horárias distribuídas nos respectivos módulos semestrais.

Eixos TemáticosCampos de ConhecimentoDisciplinas
Eixo científico-cultural: estudos linguísticos e literáriosEstudos Filológicos
Estudos Literários
Estudos Linguísticos
Língua Estrangeira
Leitura e Produção de Textos
Estudos Literários Lusófonos
Formação do Leitor
Letramentos Digitais e EAD
Linguística/Fonologia/Fonética
Morfologia
Sintaxe
Semântica
Latim
Inglês Instrumental
Língua Brasileira de Sinais
Eixo dos estudos linguísticos-literários e suas relações com outros campos do conhecimentoPrática de Ensino Oficinas
TCC
Oficinas Práticas Educativas
Eixo linguístico-literário e pedagógico: a dimensão do fazer na docênciaEstágio SupervisionadoEstágio I – Pesquisa Pedagógica Aplicada
Estágio II – Projeto de Extensão
Estágio II – Regência
MóduloDisciplinasCHCréditos
ILinguística I: Teorias Linguísticas – Introdução60(T)04
Formação do Leitor de Literatura45(T)03
Leitura e Produção de Textos – Gêneros e Tipos Textuais60(T)04
Fundamentos de Teoria da Literatura60(T)04
Filosofia e Educação60(T)04
Letramento Digital e Educação a Distância60(T)02
Prática Educativa I – Oficina de Leitura e Produção Textual na Prática Escolar30(P)01
Seminário I – Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas30(T)02
Introdução a LIBRAS45(T)03
45029
MóduloDisciplinasCHCréditos
IILinguística II: Sociolinguística60(T)04
Morfossintaxe da Língua Latina60(T)04
Historia das Literaturas de Língua Portuguesa60(T)04
Introdução aos Estudos Literários: Análise de Poemas, Dramas e Narrativas45(T)03
Educação e Sociedade45(T)03
Pesquisa Aplicada ao Ensino em Letras60(T)04
Prática Educativa II – A Literatura na Prática Escolar – Formação do Leitor30(P)01
Seminário Temático Interdisciplinar II – Literatura e Cotidiano15(T)01
Inglês Instrumental60(T)04
Oficina – Educação das Relações Étnico-Raciais e a Língua Portuguesa30(T)02
46530
MóduloDisciplinasCHCréditos
IIIFonética e Fonologia da Língua Portuguesa60(T)04
Linguística III – Teorias da Análise do Discurso60(T)04
Introdução aos Estudos Literários II: Literatura, Correntes Teórico-Críticas60(T)04
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura60(T)04
História e Educação45(T)03
Psicologia e Educação45(T)03
Organização do Trabalho Escolar60(T)04
Prática Educativa III – Análise e Produção de Discurso na Prática Escolar30(P)01
Seminário Interdisciplinar III – Discurso e Ensino15(T)01
43528
MóduloDisciplinasCHCréditos
IVCurrículo60(T)04
Sintaxe da Língua Portuguesa60(T)04
Morfologia da Língua Portuguesa60(T)04
Literatura Comparada I: A Poesia de Língua Portuguesa60(T)04
Literatura, Imaginário, História e Cultura60(T)04
Teoria do Conhecimento e Aprendizagem60(T)04
Estágio Supervisionado I90(E)02
Seminário Temático Interdisciplinar IV – Diversidade Cultural15(T)01
Prática Educativa IV – Análise Linguística na Prática Escolar30(P)01
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC60(P)02
55530
MóduloDisciplinasCHCréditos
VLinguística IV – Linguística Aplicada à Alfabetização60(T)04
Literatura Comparada II: A Narrativa de Língua Portuguesa60(T)04
Fundamentos de Avaliação Educacional60(T)04
Prática Educativa V – Língua e Literatura na Prática Escolar30(T)01
Seminário Temático Interdisciplinar V – O Livro Didático e a Área de Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias15(T)01
Literatura Comparada III: o Teatro de Língua Portuguesa45(T)03
Semântica60(T)04
Estágio Supervisionado II135(E)03
Oficina – Os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares30(T)02
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC60(P)02
55528
MóduloDisciplinasCHCréditos
VIAspectos Estilísticos e Pragmáticos da Língua Portuguesa60(T)04
Prática Educativa VI – Literatura Infanto-Juvenil Aplicada à Sala de Aula90(P)03
Fundamentos de Políticas Públicas e Gestão Educacional60(T)04
Tópicos em Educação Inclusiva45(T)03
Seminário Interdisciplinar VI – Novas Tecnologias e a Educação Inclusiva15(T)01
Estágio Supervisionado III180(E)04
Oficina LIBRAS30(T)02
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC60(P)02
54023

(T) Teoria; (P) Prática; (E) Estágio.

Polos de Apoio Presencial

» Amargosa
» Brumado
» Ibicuí
»
 Ilhéus
» Itamaraju
» Itapetinga
» Teixeira de Freitas

Ementas

DisciplinasEmentas
Linguística I: Teorias Linguísticas – IntroduçãoLinguística: teorias linguísticas e contribuições para o ensino de língua. Linguística e gramáticas.
Leitura e produção de textos: gêneros e tipos textuaisO texto como situação comunicativa. Os tipos e os gêneros textuais. Organização e constituição do texto. Estruturação do texto e do parágrafo. Texto: leitura, interpretação e produção
Fonética e fonologia da língua portuguesaTeoria e prática da fonética e fonologia da língua portuguesa. Conceitos básicos. Descrição do sistema fonológico do português contemporâneo.
Morfologia da língua portuguesaMorfologia em diferentes teorias lingüísticas. Análise lingüística de aspectos morfológicos do português: estrutura, formação e classificação dos vocábulos formais. Processos flexionais do nome e do verbo. Morfologia e outros níveis lingüísticos. Ampliação lexical no português
Sintaxe da língua portuguesaSintaxe em diferentes teorias linguísticas. Análise linguística de aspectos sintáticos do português. Organização e estruturação das orações do português. Sintaxe da oração e sintaxe do texto. Sintaxe e outros níveis linguísticos. Análise crítica dos conceitos da gramática normativa em confronto com a realidade da comunicação lingüística.
Morfossintaxe da língua latinaAnálise da estrutura morfossintática da língua latina.
Linguística II – SociolinguísticaEstudo de padrões de variação e mudança linguística nas modalidades oral e escrita. Análise sociolinguística de diversos aspectos do português: fatores sociais e linguísticos. Variação e mudança lingüística no português e implicações no ensino de língua materna.
Linguística III – Análise do DiscursoEstudo dos conceitos básicos em Análise do Discurso: discurso, texto, linguagem, enunciação, polifonia, sujeito, ideologia. Heterogeneidade discursiva e inter-intradiscurso. As condições de produção do discurso e as formações imaginárias. As principais vertentes teóricas da lingüística do discurso. Análise do discurso e ensino.
Lingüística IV: Linguística aplicada à alfabetizaçãoConhecimento linguístico e alfabetização: problemas de aquisição da escrita decorrentes da interferência dos padrões da fala infantil. Técnicas de análise fonológica e sua utilização na alfabetização.
Aspectos estilísticos e pragmáticos da língua portuguesaEstudo de aspectos semânticos, estilísticos e pragmáticos da língua portuguesa: correlações e aplicabilidades.
SemânticaSignificado e construção de sentido no português. Semântica em diferentes teorias linguísticas. Semântica e outros níveis lingüísticos.
Introdução ao ensino de LIBRASEspecificidades linguísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação da linguagem e seus usos no contexto escolar e na vida cotidiana. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS.
Inglês instrumentalCompreensão escrita, nos diversos gêneros, em situações do cotidiano com ênfase em estratégias de leitura instrumental.
Metodologia do ensino de LP e LiteraturaO ensino de português e literatura: pressupostos linguísticos/pedagógicos – da tradição à contemporaneidade. O lugar da gramática na escola. Metalinguagem e aprendizagem da norma. A oralidade no espaço da sala de aula. A literatura na sala de aula. Leitura e escrita – gêneros e tipos textuais
Pesquisa aplicada ao ensino em LetrasA pesquisa científica na dimensão do linguístico e do literário. Pesquisa cientifica e princípios éticos. A pesquisa e sua inter-relação com o ensino e a extensão. Aspectos teórico-metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa, monografias. Normas da ABNT.
Prática educativa I – Oficina de leitura e produção textual na prática escolarDesenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas propiciadores de condições favoráveis à construção de textos na prática escolar, na dimensão dos gêneros e dos tipos textuais.
Prática educativa II – A literatura na prática escolarDesenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de abordagem do texto literário na prática escolar
Prática educativa III – Análise e produção de discursos na prática escolarDesenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de análise e produção discursiva na prática escolar.
Prática educativa IV – Análise linguística na prática escolarDesenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de análise linguística na prática escolar.
Prática educativa V – Língua e literatura na prática escolarAbordagem interdisciplinar sobre o ensino de língua e literatura.
Prática educativa VI – Literatura infanto-juvenil na sala de aulaAnálise comparativa de textos escritos para crianças e jovens, próprios dos países lusófonos. Elaboração de estratégias de envolvimento do aluno, a fim de que se forme gosto pela leitura literária.
Seminário I – TICs aplicadas ao ensino aprendizagem de línguasAs políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. A interação sóciotécnica com o vídeo, televisão, rádio, computadores (software) e rede de comunicações, com ênfase em ambientes virtuais de aprendizagem e letramentos na Web. Propostas e projetos para produção de conhecimentos didáticos mediados pelo uso das tecnologias da informação e comunicação e internet.
Seminário temático interdisciplinar II – Literatura e cotidianoAbordagens multirreferenciais e interdisciplinares na área de cultura, considerando-se a literatura como prática cultural
Seminário temático interdisciplinar II – Diversidade culturalA história sociocultural das Artes Visuais, da Música, da Dança, do Teatro e da Literatura. A forma de expressão específica em cada área de conhecimento artístico, seus simbolismos e suas características comuns.
Seminário temático interdisciplinar III – Discurso e ensinoOs discursos em circulação socialmente e a prática escolar de ensino – aprendizagem de língua materna
Seminário temático interdisciplinar V – O livro didático e a área de ensino de linguagens e suas tecnologiasAnálises críticas de livros didáticos voltados para a área de ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Seminário interdisciplinar VI – Novas tecnologias e educação inclusivaAs educativas especiais e as novas tecnologias.
Oficinas diversasEstratégias linguístico-literário-pedagógicas de EAD, LIBRAS, leitura e produção textual e literatura
Formação do leitor de literaturaLeitura conjunta e individual de poemas, contos, novelas e romances da literatura universal. Enfoque da literatura como trabalho artístico com a linguagem
Introdução aos estudos literários: Análise de poemas, dramas e narrativasEstudo crítico de poemas, contos, novelas e romances das literaturas de língua portuguesa, numa perspectiva comparativista, histórica e cultural
Fundamentos de teoria da literaturaOs conceitos de Literatura: de Aristóteles à contemporaneidade. Os Gêneros literários: a concepção clássica, a romântica e a modernista. O texto dramático. O texto poético.
História das literaturas de Língua PortuguesaEstudo das literaturas de Língua Portuguesa a partir da análise crítico-reflexiva de autores e obras singulares e fundamentais.
Fundamentos da teoria da literatura: conceitos de literatura, correntes teórico – criticasEstudo da formação do pensamento teórico sobre a literatura, comparando-o à tradição retórica e à tradição historiográfica d século XIX. Enfoque os conceitos de literatura: Formalismo, Estilística, New Criticism, Estruturalismo, Pós- Estruturalismo.
Literatura Comparada I: A poesia de língua portuguesaAnálise comparativa de romances paradigmáticos das literaturas de língua portuguesa
Literatura, imaginário, história e culturaO poeta e o historiador: Aristóteles. Literatura e documento. A narrativa no discurso da história e na ficção. Conceitos de Cultura. Literatura e cultura no século XX. Estudos Culturais na América Latina. A construção do público. Esfera pública e esfera privada. A literatura com bem de consumo
Literatura comparada II: A narrativa de língua portuguesaAnálise comparativista de romances paradigmáticos de Língua Portuguesa.
Literatura comparada III: o teatro de língua portuguesaAnálise comparativa de textos dramáticos paradigmáticos das literaturas de Língua Portuguesa
Oficina Literatura infanto-juvenilA literatura escrita para crianças e jovens como instrumento de emancipação do indivíduo leitor e como meio de ação e transformação social. Prosa e poesia.
Oficina: Língua Brasileira de SinaisLIBRAS e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Vocabulário da LIBRAS. Alfabeto manual. Expressão facial e corporal. Configuração de mãos.
Letramentos Digitais e Educação a Distância (EAD)O Ensino a distância e a educação a distância. A História da EAD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EAD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática.
Educação e sociedadeAs bases sociológicas da educação. A educação como processo social. O papel da educação na estrutura social. Análise sociológica da escola. Educação e desenvolvimento. A educação formal e informal como espaço político de luta. Relação entre educação e desigualdade social.
Psicologia e educaçãoO papel e a importância dos estudos da psicologia para educação. O desenvolvimento e a aprendizagem na criança nas perspectivas da epistemologia genética piagetiana, da psicogênese de Wallon e sociointeracionista de Vygotsky. O conceito de atividade em Leontiev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem em Luria, Leontiev e Vygotsky. Atividades coletivas e desenvolvimento cognitivo: estudos pós-vygotskyanos.
Organização do trabalho escolarAs características do trabalho escolar: objetivos e finalidades, aspectos históricos, teóricos, práticos e legais, espaço, tempo, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino, como planos de organização e processo de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino. A natureza dos conteúdos, as formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com a realidade dos sujeitos envolvidos. Projeto político-pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escola e qualidade do ensino.
Fundamentos de avaliação educacionalA avaliação do rendimento escolar: funções e tipologia. Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa. A avaliação como instrumento indicador da organização e reorganização do trabalho docente. Avaliação como prática emancipatória e construção dialética.
Fundamentos de políticas públicas e gestão educacionalAspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e o Ensino Superior. Financiamento da educação. Aspectos legais e reais da formação e atuação dos profissionais da área educacional. A política de formação do profissional da educação na Bahia. Organização do ensino no Brasil e no Estado da Bahia.
História e educaçãoAnálise e evolução da educação no Brasil, visando à compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros em suas relações com os contextos sociais, econômicos e políticos, em que se encontram inseridos.
CurrículoDimensões históricas, culturais, epistemológicas, artísticas, sociais e ideológicas do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. A pós-modernidade e a organização do currículo escolar, perspectivas construtivistas, pós-construtivistas e sócio-interacionistas do currículo. O currículo como expressão da cultura. PCN e Educação Básica.
Tópicos em educação inclusivaA inserção da educação especial no sistema educacional brasileiro. Análise e reflexão da sua abordagem. Aspectos éticos e pedagógicos da incorporação de educandos com necessidades educativas especiais (n.e.e.) nas escolas regulares, voltados ao desenvolvimento pleno com vistas à sua inclusão na sociedade.
Filosofia e educaçãoFundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosóficas-educacionais. A filosofia como exercício de interrogação e (re)ligação de saberes. A dimensão filosófica das diretrizes educativas frente à totalidade e concretude da condição humana. Filosofia e educação como campos organizativos na era planetária capazes de articular a ação docente, nas dimensões intra, multi e transdisciplinarmente.
Eventos técnico – científico-culturais e outras atividades complementaresAtividades de complementação técnico-científico-culturais, à escolha do aluno.
Estágio supervisionado IInvestigação do cotidiano da escola, identificando a estrutura da escola, a proposta educativa, a organização do trabalho escolar e a vivência do ensino. Intervenção em instituições de educação básica com a finalidade de co-participar do cotidiano da escola, evidenciando aspectos identificados no Estágio I – Pesquisa Pedagógica.
Estágio supervisionado IIComponente curricular, com abordagem teórico-prático, que objetiva a inserção do graduando na realidade educacional da escola pública ou em movimentos sociais, através da aplicação de projetos de extensão. Reflexões acerca da educação
Estágio supervisionado IIIParticipação efetiva do graduando em todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Fundamentação teórica ao fazer pedagógico.