Apresentação

O curso de Licenciatura Plena em Física, na modalidade à distância, oferecerá aos futuros licenciados uma formação geral em Física cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, dadas de forma integrada.

Objetiva principalmente a formação pedagógica, ética, política e social, com receptividade e adaptabilidade a novos conceitos, de forma que o professor se torne independente e capaz de atuar no ensino médio com competência.
É essencial que os futuros licenciados aprendam como se trabalha em Física, que procedimentos, cálculos e experiências envolvem o estabelecimento de um conhecimento que possibilita a compreensão do mundo que os cerca, tanto o natural como o tecnológico.

Matriz Curricular

O curso apresenta-se sob a forma de 8 módulos, cuja matriz curricular encontra-se a seguir.

MóduloDisciplinaPré-requisitoCH TeóricaCH PráticaCH EstágioCH Total
I330hEducação a Distância (EAD) e Letramentos Digitais60
Química Geral303060
Elementos de Matemática Básica9090
Introdução à Física303060
Políticas Públicas Educacionais6060
II330hFilosofia da Educação6060
Psicologia da Educação6060
Cálculo IElementos de Matemática Básica9090
Evolução dos Conceitos da Física7575
Informática no Ensino de Física303060
III330hFísica ICálculo I9090
Laboratório de Física ICálculo I3030
Cálculo IICálculo I9090
Tópicos Especiais em Física – AstronomiaElementos de Matemática Básica303060
DidáticaPsicologia da Educação6060
IV360hFísica IIFísica I9090
Laboratório de Física IILaboratório de Física I3030
Elementos de Matemática AvançadaCálculo II9090
Tópicos Especiais em Física – Física NuclearQuímica Geral303060
Produção de Material DidáticoDidática603090
V360hFísica IIIFísica II9090
Laboratório de Física IIILaboratório de Física II3030
Instrumentação para o Ensino de Física IProdução de Material Didático306090
Tópicos Especiais em Física – Energias AlternativaFísica II6060
Estágio Supervisionado IProdução de Material Didático9090
VI360hFísica IVFísica III9090
Laboratório de Física IVLaboratório de Física III3030
Instrumentação para o Ensino de Física IIInstrumentação para o Ensino de Física I306090
Tópicos Especiais em Física – ÓticaFísica III303060
Estágio Supervisionado IIEstágio Supervisionado I9090
VII390hEletromagnetismoFísica IV9090
Elementos de Mecânica ClássicaCálculo II, Física II9090
Introdução à Língua Brasileira de Sinais6060
Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de FísicaInstrumentação para o Ensino de Física II6060
Estágio Supervisionado IIIEstágio Supervisionado II9090
VIII525hFísica ModernaEletromagnetismo9090
Laboratório de Física ModernaLaboratório de Física IV6060
TermodinâmicaCálculo II, Física II9090
Trabalho de Conclusão de CursoEstágio Supervisionado III150150
Estágio Supervisionado IVEstágio Supervisionado III135135
AACC200
Total20855104053200

CHT=Carga Horária Teórica • CHP = Carga Horária Prática • CHE=Carga Horária Estágio • CHT=Carga Horária Total

Polos de Apoio Presencial

» Brumado
» Itapetinga
» Vitória Da Conquista

Ementas

DisciplinasEmentas
FISD 001 – Educação a Distância (EAD) e Letramentos DigitaisContextualização da educação à distância. Processos de interatividade na educação à distância. O papel do professor-tutor nos cursos à distância. Organização dos estudos à distância, a autonomia do estudante, o processo de aprender a aprender. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: oportunidades, acesso e desenvolvimento. Práticas de ensino em EAD. Letramentos Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: teoria/prática.
FISD 002 – Informática no Ensino de FísicaUtilização de sistemas informatizados para a coleta e análise de dados em medidas físicas em conexão com processos de simulação computacional, construção de vídeos interativos e home pages, para a construção de conhecimento utilizando-se dos avanços tecnológicos conquistados recentemente.
EDUD 001 – Filosofia da EducaçãoReflexões filosóficas sobre o papel da educação e da escola. Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosófico-educacionais. A filosofia como exercício de questionamento da experiência humana e do conhecimento.
FISD 003 – Elementos de Matemática BásicaNoções de análise; conceitos de funções; logaritmos; funções, relações e equações trigonométricas; matrizes; determinantes; polinômios e geometria.
EDUD 002 – Psicologia da EducaçãoAbordagem histórica da Psicologia com vistas à identificação de paradigmas disponíveis para o trabalho de Psicologia em Educação. Principais escolas psicológicas e suas relações com a Educação. Análise crítica da Psicologia como ciência aplicada à educação em seu estágio atual de desenvolvimento. Reflexão, análise e crítica das práticas contemporâneas em educação.
FISD 004 – Cálculo ILimite e continuidade de funções; derivada e diferencial; geometria analítica; cálculo integral e diferencial de funções de uma variável; cálculo integral e diferencial de funções de várias variáveis; cálculo integral e diferencial vetorial.
EDUD 003 – Políticas Públicas EducacionaisAspectos históricos da legislação educacional brasileira. O papel do Estado no desenvolvimento educacional. A atual legislação da Educação Básica e do Ensino superior, com enfoque nos documentos oficiais (LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais).
FISD 005 – Cálculo IISéries, série de Fourier, equações diferenciais ordinárias (EDO) de primeira ordem; EDO de ordem superior; EDO lineares; equações diferenciais parciais (EDP) de primeira e segunda ordem.
EDUD 004 – DidáticaAs características do trabalho escolar: objetivos e finalidades, aspectos históricos, teóricos, práticos e legais, espaço, tempo, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino, como planos de organização e 18 processos de interação. A natureza dos conteúdos, as formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com a realidade dos sujeitos envolvidos. Projeto Político-Pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escolar e qualidade do ensino.
FISD 006 – Elementos de Matemática AvançadaÁlgebra linear, cálculo numérico, estatística, funções de variável complexa; funções especiais; transformadas de Fourier e Laplace; espaços vetoriais de dimensão finita e infinita; teoria das distribuições e da perturbação.
FISD 026 – Evolução dos Conceitos da FísicaAnálise histórica e epistemológica do desenvolvimento de conceitos, teorias e modelos na Física. Aspectos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Aspectos da sociologia das ciências naturais. Diferentes concepções filosóficas, epistemológicas e metodológicas sobre a produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Relações entre filosofia e história da ciência e o ensino das ciências naturais.
QUID 001 – Química GeralEnergia, transformações químicas e seus aspectos dinâmicos. Química e a atmosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição atmosférica e ciclos biogeoquímicos). Química e hidrosfera (composição, recursos naturais, fontes e efeitos da poluição. O ciclo da água). Elementos de química orgânica.
FISD 007 – Física IMecânica da partícula e do corpo rígido. Leis de conservação.
FISD 008 – Laboratório de Física IExperimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física I: (1) Medidas com Diferentes Instrumentos de Diferentes Precisões; (2) Movimento Uniforme e Acelerado; (3) Queda Livre e Movimento Parabólico; (4) Forças Centrais; (5) Movimento Relativo; (6) Choque Bidimensional; (7) Equilíbrio Estático de Corpos Rígidos; (8) Determinação do Momento de Inércia; (9) Pêndulo de Torção; (10) Determinação da Aceleração da Gravidade por Diferentes Processos; (11) Movimento Envolvendo Forças Dissipativas; (12) Experimentos Sobre as Leis de Conservação da Mecânica – Momento Linear, Energia e Momento Angular.
FISD 020 – Produção de Material DidáticoProdução de material didático baseado em reflexões teóricas e na experiência de sala de aula. Aplicabilidade de conhecimento de psicologia e didática à metodologia dos processos de ensino e aprendizagem da Física, em situações concretas de escolarização, possibilitando a realização de mini-projetos diretamente ligados ao preparo de unidade de ensino, material didático e recursos paralelos.
Estágio Supervisionado IFundamentos, objetivos e componentes operacionais do projeto pedagógico. O currículo de física na educação básica. Concepções dos professores de física sobre a física e sobre o ensino de física na educação básica. Orientação teórica para o planejamento e a elaboração de atividades didáticas para o ensino de física.
FISD 009 – Física IIOscilações mecânicas, ondas em meios elásticos, onda sonoras, comportamento dos fluidos, calor e temperatura, teoria cinética dos gases.
FISD 010 – Laboratório de Física IIExperimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física II: (1) Oscilações Livres; (2) Oscilações Forçadas; (3) Cordas Vibrantes; (4) Pêndulo Composto ou Físico; (5) Pêndulo Simples; (6) Interferência de Ondas no Ar; (7) Velocidade do Som no Ar.
Estágio Supervisionado IIPlanejamento e elaboração de sequências didáticas para o ensino de física. Trabalho de apoio ao professor na escola, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.
FISD 011 – Física IIIEletrostática e magnetostática. Equações de Maxwell na forma integral.
FISD 012 – Laboratório de Física IIIExperimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados com o conteúdo teórico de Física III: (1) Carga e Descarga de um Capacitor; (2) Fenômenos Transitórios em Circuito RLC; (3) Corrente Alternada; (4) Ressonância em Circuitos RLC.
Estágio Supervisionado IIIParticipação em sala de aula, auxiliando o professor nas aulas de física, sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.
FISD 013 – Física IVEquações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica geométrica e física, aspectos qualitativos da produção da radiação, noções de física quântica e relativística.
FISD 014 – Laboratório de Física IVExperimentos visando à solução de problemas experimentais relacionados como o conteúdo teórico de Física IV: (1) Reflexão e refração da luz; (2) Instrumentos ópticos; (3) Difração e interferência; (4) Interferômetro de Michelson; (5) Polarização; (6) Espectroscópio de Prisma.
FISD 015 – Elementos de Mecânica ClássicaDinâmica das partículas. Leis de conservação da energia e do momento linear. Centro de massa. Momento angular. Corpos rígidos. Tensor de inércia. Eixos principais. Translação e rotação. Ângulos de Euler. Fundamentos da Mecânica Analítica: Equações de Lagrange e de Hamilton.
Estágio Supervisionado IVParticipação em sala de aula como professor, desenvolvendo atividades didáticas sob a supervisão do professor/tutor. Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica de sua atuação.
FISD 016 – Termodinâmica1a, 2a e 3a leis da termodinâmica, teoria cinética, gases ideais e reais, transições de fase, potenciais termodinâmicos, introdução à Mecânica Estatística.
FISD 017 – EletromagnetismoEletrostática, magnetostática, equações de Maxwell, propagação de ondas eletromagnéticas; reflexão; refração; guias de onda, radiação, antenas.
FISD 027 – Instrumentação para o Ensino de Física IO papel da experiência no ensino de Física. Reflexão-na-e-sobre-a-ação. Produção de recursos pedagógicos para o ensino de Física.
FISD 018 – Física ModernaIntrodução à relatividade especial, primórdios da teoria quântica, modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr, as séries espectroscópicas, bases da mecânica quântica, equação de Schrödinger e aplicações elementares.
FISD 019 – Laboratório de Física ModernaLei de radiação – Stefan Boltzmann, coerência e largura de linhas espectrais, relação q/m do elétron, experimento de Milikan, estrutura fina atômica, série de Balmer, difração eletrônica, absorção de elétrons, espectroscopia beta, lei de decaimento radiativo, lei de absorção radioativa.
FISD 028 – Instrumentação para o Ensino de Física IINovas tecnologias da informação e comunicação no ensino de Física. Transposição didática e construção de modelos no ensino da Física. Desenvolvimento de instrumentos didáticos (hipermídia, ambientes virtuais de aprendizagem, experimentos, simulações, vídeos, guias de experimentos, planejamentos didáticos, etc.) para o ensino de Física.
FISD 020 – Tópicos Especiais em Física – Estado SólidoEstrutura cristalina, estrutura eletrônica de cristais, fônons, propriedades físicas de metais e semicondutores, junções semicondutoras.
FISD 021 – Tópicos Especiais em Física – ÓticaÓptica geométrica, equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, óptica física, amplificação da luz, lasers, introdução à óptica não-linear.
FISD 022 – Tópicos Especiais em Física de SemicondutoresPortadores, bandas de energia, barreira de junção, portadores intrínsecos, dopantes, correntes de difusão, condutividade, efeitos termoelétricos, dispositivos semicondutores.
FISD 023 – Tópicos Especiais em Física – AstronomiaNoções de astronomia esférica, gravitação newtoniana, cosmologia newtoniana, noções sobre a teoria da relatividade geral, noções das novas teorias cosmológicas, introdução à astrofísica: estrelas, galáxias, outras estruturas astronômicas.
FISD 024 – Tópicos Especiais em Física – Física NuclearModelos atômicos: Thomson, Rutheford e Bohr; decaimento radiativo; modelos nucleares; descoberta da radioatividade artificial; fissão nuclear; fusão nuclear; geração de energia a partir da fissão e da fusão; interação da radiação com a matéria e com o corpo humano.
FISD 025 – Tópicos Especiais em Física – Energias AlternativasEnergia: eólica, solar, nuclear, da biomassa, geotérmica, das marés.
Introdução à Língua Brasileira de SinaisEspecificidades lingüísticas de surdos falantes de LIBRAS. LIBRAS e a Língua Portuguesa como meio de apropriação das linguagens e os usos no contexto escolar e na vida cotidiana dos falantes. Aquisição da linguagem e usos de textos produzidos em Português e/ou em LIBRAS. A escrita como território cultural para os falantes de LIBRAS.
Tópicos Especiais em Ensino de Física – Pesquisa em Ensino de FísicaFormação de professores, concepções alternativas, educação continuada, ensino e aprendizagem, física moderna e contemporânea na educação básica, história da ciência, mapas conceituais, novas tecnologias.
Trabalho de Conclusão de CursoComo um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de licenciado, o estudante deverá apresentar uma monografia de conclusão de final de curso. Nesta monografia, o estudante descreverá resultados de sua pesquisa sobre um determinado tema, que será submetido a uma banca examinadora especialmente constituída para esse fim. Cabe a uma comissão pré-estabelecida do curso de licenciatura aprovar os temas de trabalho escolhidos e indicar as bancas examinadoras.

Coordenação de Curso

Fernando Tamariz Luna