Apresentação

O Licenciado em Biologia se caracterizará como um profissional com formação técnico-científica, sólida e abrangente, em conteúdos dos diversos campos da Biologia, portador de conhecimento sobre a diversidade da vida e dos processos que a geram e a mantêm. Tem a responsabilidade maior pela preservação do patrimônio natural, não apenas no sentido da atuação técnica, mas também no de assumir a disseminação desse conhecimento através da educação.

Matriz Curricular

O curso está estruturado para de desenvolver através de 3 (três) eixos temáticos com duração de 8 (oito) semestres e integralização em, no mínimo 4 e, no máximo, 6 anos, de acordo com o mapa curricular abaixo:

EixosCarga Horária
Biologia, Sociedade e Conhecimento360
Biológico1.760
Pedagógico480
Total2600
MódulosCarga Horária
Contexto da Vida370
Processos Biológicos na Captação e na Transformação da
Matéria e Energia
370
Processos de Manutenção da Vida350
Desenvolvimento e Crescimento350
Processos Reprodutivos380
Mecanismos de Ajustamento Ambiental e Colonização380
Soluções Adaptativas e Filogenia400
Processos Emergentes e Biodiversidade400
Sub – Total3000
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais200
Total3200

*¹ Para os cursos especiais, ou seja, ofertados no âmbito de financiamentos externos, como é o caso da UAB, o tempo máximo de integralização é de 4 (quatro) anos. (Informação introduzida pela Coordenação UAB/Vice-Reitoria).

Polos de Apoio Presencial

» Amargosa
» Ibicuí
» Ilhéus

Ementas

MódulosDescrição
Contexto da VidaNesse módulo será apresentado o contexto geral em que a vida se desenvolve e evolui. Serão discutidas as leis físicas e as condições químicas às quais os organismos e o meio estão sujeitos, assim como padrões globais do meio abiótico, como formação geológica, atmosfera e clima. Um modelo básico de organismo será apresentado e as soluções gerais que a vida encontrou para transformar e utilizar o meio para se desenvolver e evoluir.
Processos Biológicos na Captação e na Transformação da
Matéria e Energia
Nesse módulo serão apresentados os processos utilizados pelos organismos na obtenção de energia e matéria. Esses processos serão discutidos para organismos produtores e consumidores em diferentes escalas: celular, mostrando os processos básicos que ocorrem em todos os níveis de organização; dos organismos, apresentando as diferenciações morfofisiológicas, que evoluíram nos diferentes grupos para resolver os problemas de alimentação e respiração; de comunidades e de ecossistemas, padrões de produtividade e fluxo entre níveis tróficos.
Processos de Manutenção da VidaNesse módulo serão apresentados os processos que garantem a manutenção das condições adequadas para o desempenho das funções básicas do ser vivo. Serão apresentados processos e estruturas em nível celular que são válidos para todos os organismos, como balanço osmótico e estruturas secretoras; no nível dos organismos, serão apresentadas as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para manutenção dos indivíduos, como sistemas imunológicos e excretores, e no nível de comunidades e ecossistemas os processos de regulação populacional.
Desenvolvimento e CrescimentoNesse módulo serão apresentados os processos celulares de divisão e diferenciação que embasam todo crescimento e desenvolvimento dos diferentes grupos de organismos, considerando a necessidade de incorporação da matéria. Serão apresentadas as diferenciações presentes nos diferentes grupos resultantes dos processos evolutivos.
Processos ReprodutivosNesse módulo serão apresentados os processos que permitem que os seres vivos, como sistemas transformadores do mundo, sigam a direção básica das transformações – a construção de novos organismos. A reprodução envolve uma grande variedade de mecanismos genéticos, citológicos e fisiológicos. Além disso, discutem-se as estratégias ecológicas e comportamentais da reprodução.
Mecanismos de Ajustamento Ambiental e ColonizaçãoNesse módulo serão apresentados os métodos pelos quais os organismos se utilizam para obter as condições necessárias para ocorrência dos processos vitais (descritos nos módulos anteriores). Isso implica o estudo de processos em três diferentes escalas: a) escala local, onde serão abordados os processos e as estruturas dos diferentes grupos que surgiram ao longo da evolução, permitindo a busca de microambientes adequados para os diferentes organismos; b) na escala regional, serão discutidos os processos de dispersão das populações no tempo ecológico; c) na escala global, os processos de dispersão no tempo evolutivo.
Soluções Adaptativas e FilogeniaNesse módulo serão estudadas as características dos principais grupos taxonômicos. Também serão discutidas as diferenças e as semelhanças de tais grupos, suas estruturas e seus comportamentos, assim como as relações de parentesco existentes entre eles. Esses aspectos sintetizam conteúdos abordados nos módulos anteriores aplicados à classificação de organismos com base nos fundamentos da sistemática. Em atividades de campo serão montadas coleções zoobotânicas. Serão realizadas visitas virtuais a coleções zoológicas e botânicas, fóruns de debate e oficinas presenciais.
Processos Emergentes e BiodiversidadeNesse módulo serão estudadas a origem, a manutenção e as consequências da diversidade nos seus diversos níveis: genético, de organismo, populacional e ecossistêmico. Serão discutidas questões éticas, econômicas e ecológicas relativas ao uso da biodiversidade.

Coordenação de Curso

Lígia Vieira Lage dos Santos